menu-iconPortal AECweb

12° Construbusiness terá como tema “Investir com responsabilidade”

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Na Fiesp, secretário executivo do Conselho Gestor do FGTS defende estímulo ao saneamento básico

SINAPROCIM

Na reunião desta segunda-feira (10/10) do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp (Consic), na sede da entidade, ficou definido o tema do 12º ConstruBusiness, programado para 21 de novembro.

José Carlos de Oliveira Lima, Presidente do Consic, Vice Presidente da FIESP e Presidente dos Conselhos Deliberativos do Sinaprocim/Sinprocim, submeteu aos conselheiros a definição do tema do próximo Construbusiness e a opção dos conselheiros, a partir do referendo, foi “Investir com Responsabilidade”.

Oliveira Lima passou a palavra a Carlos Auricchio, Diretor do Departamento da Construção Deconcic/FIESP para comentar sobre a reunião da semana anterior (no dia 6/10) com Bruno Araújo, ministro das Cidades, destacando o fato de ele ter nomeado um interlocutor oficial com a Fiesp. O canal de diálogo direto com o Ministério, por meio de um funcionário de primeiro escalão, é algo importante e demonstra o apoio do ministério ao setor, ressaltou. Oliveira Lima disse que a FPIC vem sendo exemplo de atuação, pelo envolvimento de Itamar Borges, seu presidente. A frente parlamentar nacional, em Brasília, deve ser realinhada para permitir a extensão do trabalho feito em São Paulo.

Lembrou também que a visita da presidente do BNDES à Fiesp, programada para este mês, pode ser ocasião para uma conversa sobre infraestrutura e outros temas de interesse do setor de construção, como o cartão BNDES e o programa Minha Casa Minha Vida. “O BNDES precisa confirmar se as promessas do seu antigo Presidente serão mantidas, principalmente a confirmação do apoio do BNDES ao setor da construção forma geral, inclusive para médias e pequenas empresas”.

Na reunião, Fernando Garcia, consultor do Deconcic, explicou as novidades do ConstruBusiness para este ano, após ressaltar que os dados da publicação passaram a ter atualização trimestral via Observatório da Construção. O Capítulo 1 do ConstruBusiness vai funcionar como sumário executivo, com a listagem dos problemas e sua solução. No final do relatório haverá 3 blocos importantes, como capítulos ou subcapítulos. O primeiro discute o que precisa ser feito rapidamente para assegurar a continuidade da cadeia pelos próximos dois anos. O segundo é de Responsabilidade de Investimento, com o ideário e dois casos. No terceiro, uma atualização sobre o Compete Brasil mostrando o que mudou nos últimos dois anos, ajudando a cumprir sua pauta.

Outro ponto de sua apresentação foi o sistema de acompanhamento de obras, uma ferramenta online em desenvolvimento pela Fiesp que permitirá monitorar o andamento de obras emblemáticas. Graças a isso, a análise da execução do orçamento vai permitir que a Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC) atue pelo cumprimento de projetos.

Fonte: Sinaprocim/Sinprocim
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: