Moldada ‘in loco’, solução da Stela Selamil é aplicada com rapidez e praticidade na Ponte Rio-Niterói, sem interditar trânsito
Estudo de Caso: Ponte Rio-Niterói / Rio de Janeiro
Proprietário da obra: Não divulgado
Contratante: Ponte S/A
Local da obra: Ponte Rio - Niterói
Data: Não divulgado
Fornecedor: Stela Selamil
Produto: STELAFLEX
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói. Está na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, e interliga os dois municípios fluminenses.
Tem extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. Segundo a concessionária Ponte S/A, responsável pela manutenção da ponte, em fluxos normais o movimento médio atinge 140 mil veículos por dia. Atualmente é considerada a maior ponte em concreto protendido do hemisfério sul.
DESAFIO
Fazer o reparo de, aproximadamente, 5.000 m lineares da junta de dilatação da Ponte Rio-Niterói, nos acessos e sobre o mar. A execução exigia rapidez e praticidade, considerando que o processo deveria ocorrer em horários curtos e noturnos (das 23 h às 04 h), sem interditar o fluxo do trânsito.
Outro desafio para a aplicação era o próprio ambiente, sujeito à umidade, temperatura alta, ataque de névoa salina do mar e ventos constantes.
SOLUÇÃO
O selante moldado ‘in loco’ STELAFLEX, fornecido pela empresa Stela, foi escolhido em razão de sua simples e rápida aplicação, além do excelente custo-benefício em comparação aos sistemas tradicionais com mão de obra especializada. O produto foi utilizado em todas as juntas de até 80 mm de largura, aplicado a frio. Com alta flexibilidade, a solução proporcionou elevada durabilidade à estrutura.
