Centro Profissional Serrano recebe centrais de iluminação de emergência, além de faroletes e luminárias do tipo arandela, da Stefani Sistemas Eletrônicos
Moderno e funcional, o edifício que abriga o Centro Profissional Serrano, na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, é um complexo de 10 andares com capacidade para 73 salas comerciais – 56 a 211 m².
Esteticamente, o partido impressiona pelo projeto que preserva a fachada da residência onde morou o primeiro intendente do município, no início do século 20, quando a casa passou por uma restauração, incluindo a releitura das janelas. A implantação do prédio possibilita um encontro interessante entre o antigo e o contemporâneo.
Internamente, o partido conta com áreas de circulação e acesso especiais para necessidades da área de saúde, como elevadores específicos para receber macas, além de banheiros adequados à norma de acessibilidade.
Também possui cinco lojas térreas utilizadas para dar suporte à torre, além de um espaço para circulação de veículos até o hall de entrada e próximo aos elevadores, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade restrita.
Ao considerar o empreendimento e sua real destinação, era necessário contar com sistemas de segurança que garantissem a integridade dos usuários em casos latentes, como incêndios ou falta de energia elétrica.
Simultaneamente existia uma preocupação em priorizar a estética do edifício. Por isso os produtos utilizados deveriam combinar com a arquitetura estabelecida pelo projeto. Outros requisitos também foram considerados, como qualidade, funcionalidade, praticidade e durabilidade dos sistemas.
Em conjunto com os especificadores do projeto, a Stefani Sistemas Eletrônicos auxiliou na escolha dos equipamentos adequados para o edifício. Assim, a empresa forneceu centrais de iluminação de emergência, além de faroletes para utilização em escadas e garagens e luminárias do tipo arandela para corredores e hall de entrada.
Parte do projeto de PPCI, os sistemas de iluminação e emergência são obrigatórios em qualquer projeto. A qualidade e o know-how da empresa pesaram na escolha de produtos cruciais para a segurança dos usuários.
A qualidade dos produtos da Stefani superou as expectativas, além de manter a perfeita funcionalidade do empreendimento. Outro diferencial foi a estética dos produtos, que se adaptou à arquitetura, proporcionando ótimo nível de luminosidade em casos de falta de energia.

Centrais de iluminação de emergência
O modelo SCE-1233 de 12Vdc e 400W se diferencia por utilizar um carregador inteligente CV/CC. Trata-se de uma bateria carregada inicialmente com corrente constante e que, após entrar em flutuação, passa a funcionar com corrente constante. Com capacidade de 2,5 Ah, o produto conta com faroletes de LED que aumentam de forma significativa a autonomia e a vida útil da bateria, diminuindo a corrente de partida e o consumo.
Ao operar no modo bateria, a Central tem um sistema de controle digital que monitora constantemente o nível de carga. Se a tensão atingir 10,2 VDC, ela será desligada automaticamente e voltará a funcionar apenas quando a energia retornar e a bateria chegar a tensão igual ou superior a 12 VDC.
Luminária para central de iluminação de emergência
Para o Centro Profissional Serrano, a Stefani forneceu o modelo Arandela Reta 12 VDC de 3W e 36 LEDs SMD – SLE-2403 – desenvolvido para aplicações em iluminação de emergência ou outros usos, uma vez que é ideal para ambientes internos com área inferior a 60 m². Fácil de instalar, tem consumo baixo. É composta por 36 LEDs SMD, com ângulo de abertura de 120°. Proporciona excelente nível de iluminação.
Também foram utilizadas as luminárias faroletes 36 LEDs de 12 VDC, nas versões 240 mA SLF-1203S e 250 mA SLF-1203. Atendem áreas maiores, como ginásios, pavilhões, corredores, etc. Acompanham 36 LEDs de 5 mm de foco concentrado em 30° ou 36 LEDs SMD com ângulo de abertura de 120°, proporcionando excelente iluminação.


