Sistema revestiu com rapidez as fachadas do antigo conjunto prisional do Carandiru, em São Paulo
O antigo conjunto prisional do Carandiru foi transformado no Parque da Juventude. O projeto arquitetônico de Aflalo & Gasperini preservou grande parte das construções existentes e ainda tirou o estigma da casa de detenção. A aposta em elementos estruturais econômicos para os edifícios, e o proveito de ampla área verde para integração deram cara nova ao terreno de 240 mil m².
O programa se distribuiu em três partes: o Parque Institucional explora os dois prédios para inclusão digital e centro de cultura - que receberam a implantação de novo pavilhão destinado a eventos. Já o Parque Central e o Esportivo concentram todo o paisagismo, além de áreas de lazer compostas por quadras poliesportivas e outras atrações.
O Parque da Juventude também conta com um núcleo de apoio, serviços e teatro para mais de 30 mil pessoas.
O retrofit com o intuito de revitalizar o complexo desativado deveria conservar as estruturas existentes. Daí a necessidade de utilizar tecnologias modernas e sistemas diferenciados, como painéis especiais, para não causar grandes modificações nas fachadas.
A especificação deste material passava por estudos de adaptação ao projeto, abrangendo dimensão, formato, cores e textura adequadas.
Outro ponto crucial: atender o cronograma escasso da obra a partir de produtos simples e rápidos de instalar, dispensando manutenções futuras.
O Sistema de Painéis Arquitetônicos da Stamp se enquadrou em todas essas exigências. Primeiro porque é um material pré-fabricado e desenvolvido sob medida. Além de não limitar o padrão de acabamento, assegurando total liberdade e criatividade ao projeto. A partir da matéria-prima do concreto, foram criadas misturas que permitiram obter o efeito desejado.
Com o Sistema de Painéis Arquitetônicos da Stamp foi possível executar a fachada com a precisão de uma obra nova, eliminado as irregularidades e variações das estruturas existentes. A pré-fabricação, combinada com velocidade de montagem, ajuda a ganhar tempo. Os painéis foram fabricados durante o início da obra, permitindo a entrega e montagem conforme cronograma de construção pré-determinado.
Com o Sistema de Painéis Arquitetônicos da Stamp foi possível executar a fachada com a precisão de uma obra nova, eliminado as irregularidades e variações das estruturas existentes
Em apenas quatro meses os painéis foram instalados nas estruturas de concreto com ligações metálicas soldadas.
Os Painéis da Stamp utilizados na obra foram feitos com concreto colorido por meio de duas técnicas de acabamento: jateamento com vidro, onde o painel ficou com o aspecto de pintura, e o jateamento com água, proporcionando a aparência de granito.
Na biblioteca do complexo foram utilizados painéis com agregado e concreto vermelho, e nos outros prédios aplicou-se o concreto branco.
