Aplicado nas paredes, no piso e no teto, Mr. Cryl, cimento queimado da Bricolagem Brasil garantiu aspecto contemporâneo e clean ao imóvel
A reforma do apartamento localizado na zona sul de São Paulo engloba a adaptação do imóvel a um loft. Com 105 mil m² distribuídos em sala de estar, home theater, sala de jantar, suíte, cozinha e área de serviço, a principal alteração no programa foi a integração dos ambientes.
A sensação de amplitude deveria ser alcançada com a abertura de espaços e a utilização de materiais que conciliassem as limitações estruturais existentes. O projeto propôs a criação de uma ‘caixa’ revestida em cimento queimado em todas as superfícies – piso, teto e paredes – com o objetivo de assegurar o aspecto contemporâneo e clean.
Exigia-se a utilização de um sistema de fácil aplicação e que padronizasse os ambientes a partir de tons de cinza, sem a necessidade de manutenção e retoques. O revestimento também precisava combinar com outros elementos de decoração como a madeira.
A demolição de algumas paredes e a retirada das molduras de gesso priorizaram o conforto e a integração dos espaços. Para garantir a aparência moderna nos novos espaços formados, o projeto optou pelo Mr. Cryl, da Bricolagem Brasil, um composto cimentício rico em resinas que é adicionado ao cimento peneirado, criando o efeito de cimento queimado.
“A princípio os proprietários relutaram com a ideia do cimento aplicado nos tetos de todos os ambientes do apartamento. Mas após a utilização do Mr.Cryl na sala, o resultado foi muito satisfatório. Um cuidado particular foi a escolha pelo tom de cinza mais próximo da aparência do cimento natural, o que seria moderno e não tão frio”, conta arquiteto e urbanista Diego Revollo, responsável pelo projeto.
Após a utilização do Mr.Cryl na sala, o resultado foi muito satisfatório. Um cuidado particular foi a escolha pelo tom de cinza mais próximo da aparência do cimento natural, o que seria moderno e não tão frio
O tempo de aplicação do revestimento nas áreas de piso ocorreu em cinco dias – incluiu o período de cura de cada produto aplicado (Mr. Cryl e verniz). Após a aplicação do verniz, foram necessárias 48 horas de secagem para liberar os ambientes para tráfego leve. No total, considerando as paredes e os tetos, a utilização do revestimento da Bricolagem Brasil transcorreu em um mês.
A aplicação padronizada do revestimento foi necessária, levando em conta que o apartamento tinha dimensões não tão amplas. E o cimento queimado – além de ser uma solução que agrada do ponto de vista estético – também oferece excelente relação custo-benefício.
“No caso específico dos banhos – como são somente dois – também houve a necessidade de padronizá-los, sendo que estão todos na mesma suíte, ainda que seja um ‘Sr’ e o outro ‘Sra’. O toque feminino, nesse caso, foi dado na bancada de maquiagem posicionada no closet, que recebeu revestimento de laca brilhante no tom vinho”, comenta o arquiteto.
O profissional também explica como utilizou o Mr. Cryl em conjunto com os outros materiais especificados para o apartamento.
“Em alguns ambientes como o hall de entrada, o assento da sala de jantar e o banco da varanda, utilizamos a madeira Cumaru, uma madeira maciça brasileira de alta resistência. Nos locais onde o uso deste elemento não era viável, devido ao peso ou pelas suas características naturais, optamos pela madeira Pau Ferro que tem muita personalidade e design semelhante ao Jacarandá – uma das principais madeiras utilizadas na produção de móveis brasileiros nas décadas de 50 e 60”, afirma.
