Mais de 1500 m² de pisos Intertravados coloridos da RRC foram utilizados no Parque Nacional Fernando de Noronha
Estudo de Caso: Parque Nacional Fernando de Noronha (PNMFN)
Proprietário da obra: Cataratas do Iguaçu S/A
Contratante: Cataratas do Iguaçu S/A
Local da obra: Parque Nacional Fernando de Noronha (PNMFN)
Data da obra: Setembro de 2012
Fornecedor – Reciclagem Rio Claro (RRC)
Nome dos produtos – Pisos Intertravados de plástico reciclado
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Novo complexo de visitantes do Parque Nacional Fernando de Noronha (PNMFN). A primeira parte das obras é a construção de uma trilha com total acessibilidade para o Porto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho e o Mirante dos Golfinhos.
É um ambiente composto por trilhas, estradas e vegetações nativas, onde ficam restaurantes, lojas de conveniência e outras atrações.
DESAFIO
O objetivo da EcoNoronha, responsável pelas obras do parque, era implementar uma infraestrutura turística completa que utilizasse exclusivamente materiais ecologicamente corretos e com o mínimo impacto ambiental.
Para os estacionamentos, passarelas, calçadas e ciclovias, o projeto precisava de um piso impermeável que fosse resistente à circulação de veículos, de excelente aderência e fácil de transportar. Aliado a isso, a solução deveria se destacar pela estética e, principalmente, apresentar características sustentáveis e que estivessem de acordo com a proposta inicial da obra. Antes, as superfícies deveriam ser niveladas.
SOLUÇÃO
A Cataratas S/A – concessionária criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais – apostou nos Pisos Intertravados coloridos da Reciclagem Rio Claro (RRC). Valdeci Antonio, diretor comercial da empresa, comenta os diferenciais que levaram a obra escolher os produtos.
“Os Pisos Intertravados que nós desenvolvemos são fabricados a partir de fontes de matérias-primas renováveis, como plástico reciclado e borracha moída. São muito mais leves do que os modelos de concreto – o que facilita bastante o transporte na obra – têm alta resistência mecânica e não quebram com facilidade. Além disso, quando os nossos pisos são expostos ao sol, não aquecem tanto como os demais”.
A empresa forneceu os pisos em diversas cores, aspecto importante para orientar a passagem de pedestres, indicar lugares e mostrar a linha de ciclovias com clareza, mesmo durante a noite. As diferentes tonalidades também acrescentaram muito mais beleza aos ambientes.
“Estamos oferecendo acompanhamento técnico durante toda instalação dos pisos na obra. Contribuímos para o processo de nivelação da superfície e, em 10 dias, foi possível colocarmos mais de 850 m². E, ainda, há quase 700 m² para aplicarmos. Mas o processo todo é muito simples. Após umedecer a área, utilizamos pó de pedra e areia da própria ilha de Fernando de Noronha para o rejunte. Os pisos foram assentados sem cimento para não prejudicar a permeabilidade", explica Valdeci.
Os Pisos Intertravados da RRC estão se destacando também por permitirem a liberação imediata para uso, pela alta resistência ao tráfego de veículos e por possuírem extrema durabilidade. Tudo isso com sustentabilidade, excelente desempenho e versatilidade de aplicação.
