menu-iconPortal AECweb

Pisos elevados da Remaster garantem flexibilidade e projeto sustentável no TJDFT

Fabricados com polipropileno termoplástico proveniente de plástico descartado, os pisos permitiram o melhor aproveitamento dos ambientes internos

O escritório Zanettini Arquitetura – em coautoria com a arquiteta Sandra Henriques – e a construtora CAENGE fizeram a primeira obra da região centro-oeste do país a atender os critérios sustentáveis da certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. É o novo Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública (TJDFT) de Brasília (DF).

Este complexo do judiciário brasileiro abriga desde 2011 as oito Varas da Fazenda Pública do DF e a Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário.

Um projeto de concepção dinâmica e inovadora que implantou os mais de 6 mil m² do prédio em cinco pavimentos numa estrutura metálica de aço que valoriza a identidade arquitetônica. A proposta conta, ainda, com várias soluções sustentáveis, tais como terraços verdes, iluminação e ventilação natural.

Desafio

Segurança, alta tecnologia, praticidade e conforto. Tudo isso em perfeita sintonia com as exigências ambientais do projeto. Estes eram os requisitos para a escolha dos materiais, inclusive no que diz respeito aos produtos necessários para as instalações elétricas e de dados.

A especificação de um piso elevado para dar flexibilidade ao cabeamento e possibilitar alterações de layout estava muito além da funcionalidade.

“Sabemos que ao longo da vida útil de um edifício os custos com manutenção e operação são maiores do que os gastos com a construção. Por isso, era importante utilizar um piso que oferecesse menos manutenção, flexibilidade, leveza e redução dos custos operacionais, impactando diretamente na ecoeficiência do conjunto”, afirma Paulo Vinicius L. Jubilut, sócio-diretor da Remaster, empresa responsável por fornecer os Pisos Elevados para o TJDFT.

Solução

A Remaster forneceu a solução ideal para o projeto, já que os Pisos Elevados da empresa são desenvolvidos com materiais reciclados, além de 100% recicláveis.

“Nesse aspecto, os Pisos Elevados sustentáveis da Remaster têm a vantagem de reduzir de forma significativa a demanda por matéria-prima virgem e minimizam a emissão de resíduos na natureza e a poluição do meio ambiente”.

Aplicados numa área total de 2 mil m², os pisos foram instalados com rapidez, preservando o pé-direito original da construção. Proporcionaram, ainda, uma obra limpa e sem gerar resíduos ou entulhos.

Os pisos reduzem a demanda por matéria-prima virgem e minimizam a emissão de resíduos na natureza

Com peças leves (12 hk m²) e de baixa altura (7 cm), os Pisos Elevados da Remaster permitiram o melhor aproveitamento dos ambientes internos, garantiram a flexibilidade do cabeamento sem o uso de eletrocalhas e possibilitaram rápidas alterações de layout. Tudo isso a partir de um conceito modular para montagem e desmontagem.

Descrição do Produto

Os Pisos Elevados da Remaster são ideais para atualização dos cabos de dados e voz, e para o desenvolvimento da infraestrutura de comunicação necessária para atender o crescimento das empresas. Além do conceito modular e flexível, que permite construir e desconstruir várias vezes, são fabricados com polipropileno termoplástico provenientes de plástico descartado.
Descrição da Obra
Escritório: Zanettini Arquitetura Planejamento e Consultoria
Local da obra: Brasília (DF)
Data da obra: Conclusão em abril de 2011
Fornecedor: Remaster Tecnologia Ltda
Nome do Produto: Pisos Elevados para escritórios
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Rede Elétrica Modular Flexível Blindada

Download de catálogo

Arquitetura Têxtil

Download de catálogo

Forros e Fachadas Metálicas

Download de catálogo

Piso Elevado para Áreas Molhadas

Estudos de Casos
Informativos Técnicos