Parceira estratégica da reforma, empresa forneceu diferentes soluções integradas e completas que permitiram atender aos prazos desafiadores

Inaugurado em 1940 e palco de grandes eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo de 1950 e o Pan-Americano de 1963, o estádio Paulo Machado de Carvalho — mais conhecido como Pacaembu — é um dos principais ícones da cidade de São Paulo. Em 2019, seus portões foram fechados por um período muito mais longo do que o habitual para viabilizar a execução de obras de revitalização. Após investimentos que ultrapassam R$ 800 milhões, a modernização foi concluída em 2025 e o empreendimento está pronto para que a bola volte a rolar no gramado.
Rebatizado como Mercado Livre Arena Pacaembu, o novo complexo não é somente um estádio totalmente reformado, mas um espaço multifuncional que combina esporte, lazer e cultura, ao mesmo tempo em que honra seu patrimônio histórico e preserva suas raízes arquitetônicas.
Visando atender aos prazos curtos e a logística complexa — que envolvia a entrega de grandes volumes de materiais para possibilitar a continuidade da obra conforme o cronograma —, os responsáveis pela modernização do estádio optaram por utilizar soluções de construção a seco.
Nesse sentido, a Saint-Gobain Produtos Para Construção, líder global em construção leve e sustentável, surgiu como parceira estratégica da reforma. O Consórcio Allegra, incumbido da restauração do Pacaembu, precisava de produtos de qualidade que atendessem a todos os requisitos técnicos, com rápido processo de instalação e completamente sustentável.
“Nós estivemos presentes na obra com equipe técnica e engenheiros civis para acompanhamento e apoio integral. Isso reforça o compromisso da Saint-Gobain em fornecer soluções completas e um suporte técnico irrestrito para garantir instalação e resultados de altíssima qualidade”, lembra Nelson Zanocelo, diretor da Saint-Gobain Nextera.

Houve uso extensivo de materiais Saint-Gobain na revitalização do estádio do Pacaembu, com uma ampla integração dessas soluções. Entre os produtos utilizados, destaque para os mais de 12 mil m² do sistema Glasroc X e 27 mil m² de sistema drywall fornecidos pela Placo. “Também tivemos a instalação do Wallfelt, solução em lã de vidro para isolamento térmico e acústico, em praticamente todo o complexo”, conta Zanocelo, “Se trata de um isolante com alta capacidade de garantir o melhor desempenho térmico e acústico”, completa.
Já para os camarotes do novo Pacaembu, a Quartzolit Profissional se destacou ao fornecer o autonivelante Quartzolit Radi, solução de alta performance que permitiu a execução do contrapiso de 1 mil m² em apenas quatro dias. Esse material, de aplicação fácil e sem necessidade de equipamentos especiais, se nivela automaticamente e atinge resistência de 30 MPa ao final do processo de cura, garantindo um acabamento impecável e duradouro.
“Contribuir com soluções para uma revitalização, mantendo as características originais do projeto, nos rendeu inúmeras reuniões de trabalho para podermos especificar toda uma gama de produtos inovadores. Soluções leves e sustentáveis capazes de trazerem para a obra todas as mesmas características iniciais de uma construção que foi feita há 84 anos”, afirma Zanocelo.
A participação da Saint-Gobain na reforma do Pacaembu reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. O uso de materiais leves reduziu o impacto ambiental da obra, minimizando o desperdício e garantindo uma construção mais sustentável. Além disso, a agilidade na execução dos sistemas ajudou a otimizar prazos, garantindo uma entrega eficiente e de altíssima qualidade. “Provavelmente, se o projeto fosse em uma linha mais tradicional, a reinauguração demoraria muito mais tempo e estaríamos mais distante de oferecer esse presente aos paulistanos”, fala.

Além disso, vale destacar que todos os produtos da Saint-Gobain contam com validações e certificações técnicas de acordo com as normas correlatas e, também, com os requisitos do Corpo de Bombeiros — ponto de extrema relevância para uma obra que busca performance, durabilidade e considerando que o espaço receberá eventos com elevada concentração de público. “Podemos afirmar que esse é um complexo que tem a nossa marca. Literalmente, o Mercado Livre Arena Pacaembu virou um pequeno showroom que demonstra o desempenho das soluções da Saint-Gobain”, destaca.
Prova da elevada relevância da revitalização do Pacaembu foi a conquista do lugar mais alto no pódio do Prêmio TOP – Troféu de Obras Placo (na categoria “Não Residencial — Lazer”) e na edição internacional do prêmio da Saint-Gobain. Promovido pela Placo, o evento tem como objetivo reconhecer empresas e profissionais que se destacam na utilização inovadora do sistema de construção a seco (drywall) em projetos realizados por todo o território nacional.
Em sua 5ª edição, realizada em Paris, França, a premiação reuniu 85 projetos de 29 países diferentes. Os projetos foram avaliados em cinco categorias:
• Forros
• Inovação
• Residencial
• Não Residencial – Lazer
• Não Residencial – Institucional
Os critérios de avaliação incluíram estética, qualidade do acabamento, desempenho acústico e térmico, inovação tecnológica e sustentabilidade. A premiação busca valorizar a excelência técnica, a criatividade e o uso de soluções sustentáveis e de alto desempenho nas obras.

Projeto: revitalização do estádio do Pacaembu
Local: São Paulo (SP)
Prazo: 2019 a 2024
Fornecedor: Saint-Gobain Produtos Para Construção
Produtos: Glasroc X | Placa Performa | Placa de Drywall Standard | Wallfelt | Quartzolit Radi



