Projetores da Philips permitiram uma iluminação com mais cor e luz nos 100m de extensão da obra.
Estudo de Caso: Projetores ColorReach Powercore e ColorBlast Powercore / Passarela Sobre o Rio Corrente, Bahia.
Proprietário da obra: Ministério das Cidades, Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia e Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
Contratante: Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia.
Local da obra: Oeste da Bahia.
Data da obra: Fevereiro de 2010
Fornecedor: Philips.
Nome dos Produtos: Projetores de LEDs ColorReach Powercore e ColorBlast Powercore.
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Construída com o objetivo de ligar os municípios de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe sobre o Rio Corrente, no extremo oeste da Bahia, a passarela Luiz Felipe de Souza Leão garantiu mais conforto e segurança para os moradores das duas cidades, que antes utilizavam uma ponte inadequada para o trânsito de pessoas. Inaugurada em fevereiro de 2010, a obra, que custou cerca de R$ 7,2 milhões, trará benefícios para aproximadamente 55 mil pessoas, sem comprometer a navegação no Rio Corrente.
Formada por arcos metálicos apoiados em dois pilares de concreto, a passarela atravessa o Rio Corrente com um único vão de 109m. A partir de seus arcos, a plataforma de travessia fica pendurada por tirantes.
À noite, a iluminação cênica com variações de intensidade e cores decora e destaca a fachada. O projeto, inédito na região, conta com um sistema inovador de projetores LED (um semicondutor emissor de luz que utiliza a mesma tecnologia empregada nos chips de computadores) que permite mais cor e redução de quase 70% do consumo de energia. Também foi instalada, ao longo do equipamento, a iluminação convencional, formada por cem luminárias com lâmpadas de vapor de sódio.
DESAFIO
Até a entrega da passarela, os moradores das duas cidades passavam por transtornos e dificuldades no momento da travessia do rio. Além das precárias embarcações que eram utilizadas, os moradores enfrentavam o desafio de utilizar uma ponte estreita, distante aproximadamente 5 km do centro das duas cidades. Por essa ponte, também transitavam carretas e caminhões carregados de soja, algodão e frutas diversas, que se misturavam aos veículos de pequeno porte, carroças e bicicletas.
O tamanho da obra e a surpreendente variação de cores transformaram o projeto em um cartão postal da Região.
Quanto a iluminação, o principal desafio do projeto era encontrar um produto que pudesse iluminar toda a obra, com um alcance por toda a extensão da passarela. A idéia era buscar uma solução diferente das convencionais, que pudesse transformar a passarela em um verdadeiro cartão postal da região. Os projetores ColorReach Powercore e ColorBlast Powercore da Philips atenderam a essa necessidade, apresentando uma solução diferenciada, justamente pelo seu grande alcance e pela possibilidade de alternância de cores.
SOLUÇÃO
“Este projeto é um exemplo dos benefícios que o embelezamento urbano pode proporcionar para uma cidade. O projeto contempla uma variação de cores surpreendente; o consumo de energia gasta de toda a ponte representa a potência de um chuveiro elétrico e o tempo de vida útil é em torno de 15 anos”, explica Anderson Santos, consultor de vendas da Philips do Brasil. “E estes são apenas alguns dos benefícios, porque um investimento deste porte também representa para a região incentivo ao turismo e a cultura, além do bem-estar de toda a comunidade”, complementa.
Rodrigo Sobral Vilar, chefe de produtos LED da Philips Brasil, destaca o aspecto inovador do projeto. “O objetivo era fazer um projeto revitalizador e que, ao mesmo tempo, chamasse a atenção para a iluminação com LEDs”, conta. É importante lembrar que a iluminação com LEDs alia beleza, funcionalidade e economia, e está ligada aos conceitos da sustentabilidade.
Os projetores LEDs da Philips foram capazes de iluminar toda a obra, com alcance pelos 109m de extensão da passarela.
Especialista com uma vasta experiência no assunto, o lighting designer do projeto, Fabiano Xavier, explica que a tecnologia permitiu que ele pudesse desenvolver todo o trabalho num período de tempo curto, de apenas 60 dias. “O resultado foi uma bela obra, a primeira com essa tecnologia LED que permitiu resolver a iluminação de um espaço grande como este, com um número pequeno de equipamentos, com recursos de cores mais vivas e com tonalidades intermediárias e, principalmente, com baixo consumo de energia. Acredito que este projeto se tornará um símbolo regional”, afirma.
O projeto de iluminação da Passarela sobre o Rio Corrente é uma iniciativa do Ministério das Cidades em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Na iluminação da Passarela sobre o Rio Corrente, foram utilizados dois tipos de projetores: o Powercore ColorReach e o Powercore ColorBlast.


Conheça mais produtos da Philips disponíveis no Canal de Especificação Online



