Equipe técnica especializada garantiu sucesso do projeto
Desde 2003, o Hotel Unique tornou-se cartão postal de São Paulo, localizado próximo aos pontos mais movimentados da cidade como Avenida Paulista e Faria Lima, Parque do Ibirapuera, shopping centers e Aeroporto de Congonhas. O projeto, em formato de longo arco invertido, é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. Explora diversos elementos estruturais e acabamento diferenciado, tanto na parte externa, quanto na parte interna.
O Hotel Unique é conhecido por sua estrutura arquitetônica, na qual engloba técnicas construtivas e elementos de estrutura para manter a perfeita harmonia idealizada por Ohtake. A utilização de concreto armado e protendido, e estrutura metálica fizeram com que o projeto tomasse forma.
Outra necessidade estava nas características técnicas dos sistemas. Os concretos tinham que oferecer alto desempenho, envolver traços bombeáveis e rígido controle tecnológico, além de contar com acompanhamento full time na obra.
Exigia-se a especificação de concretos coloridos e extensiva execução de elevados níveis de protensão para assegurar as dimensões e a integração das estruturas metálicas com as de concreto.
Para a implantação do Hotel Unique, o Grupo Método industrializou as etapas de construção a partir de tecnologias racionais, permitindo que as partes substanciais das estruturas fossem produzidas fora do canteiro de obras.
Cada um dos pavimentos foi executado com lajes protendidas de 22 cm de espessura em balanços sucessivos do segundo ao sétimo pavimento, totalizando 20,5 mil m² de área construída. O grande diferencial é que a estrutura não foi projetada para ficar apoiada nos dois grandes pilares laterais, considerando que estes elementos foram aproveitados para resistir à ação lateral do vento. Dessa forma, as extremidades da estrutura principal se encontram com as paredes.
O Grupo Método industrializou as etapas de construção a partir de tecnologias racionais, permitindo que as partes substanciais das estruturas fossem produzidas fora do canteiro de obras
A estrutura principal estabelece-se apenas em oito pilares de seção tronco-piramidal com as duas laterais em balanços de 24 m. Em forma de longo arco invertido, o hotel é composto de duas grandes vigas ou empenas de fachada frontal e posterior, executadas em concreto com 90 m de comprimento que sustentam as lajes e servem de vedação do hotel.
Com espessura de 30 cm, elas foram protendidas em três faixas horizontais e estão afastadas 15 m entre eixos.
O sucesso do projeto também passou pelo conhecimento técnico e executivo do Grupo Método a respeito das reais características dos outros materiais estruturais como o aço e sua interação com os demais elementos construtivos. Além disso, a empresa disponibilizou especialistas na execução de cada um dos sistemas empregados com mão de obra própria.
O Grupo Método utilizou conhecimento diferenciado em engenharia estrutural para dar suporte e participar desde o anteprojeto até a gestão do processo de implementação e construção da estrutura, ofertando a gestão integrada dos serviços desde a pré-construção, coordenação de projetos específicos, execução e montagem até a implantação do Feature, Furniture & Equipment (FF&E).


