Utilizada na Casa Aqua, a solução industrializada da Kronan chegou ao canteiro em módulos prontos que substituíram pilares, vigas e alvenarias
A Casa Aqua, montada para a Casa Cor São Paulo de 2016, foi idealizada pelo engenheiro Luís Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia, com arquitetura de Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto. Trata-se de um protótipo de residência desmontável de 50 m², formada por quatro volumes independentes com energia elétrica autônoma e baixo consumo de água potável.
É constituída por painéis fotovoltaicos, piso feito com placas de material reciclado totalmente encaixado (dispensa cola), deck com 95% de material reciclado, entre outros sistemas sustentáveis.
O projeto era audacioso: conceber uma casa durável e de maneira rápida com o mínimo impacto construtivo possível utilizando elementos industrializados, modulares e flexíveis. Sua estrutura deveria ter capacidade para ser desmontada e montada em outros locais. Outra exigência era a especificação de sistemas sustentáveis, como captação de água de chuva e de energia solar, compatíveis com todas as instalações da edificação.
Para o sucesso da execução, era fundamental contar com o apoio técnico de fornecedores que trabalhassem de maneira compatibilizada, atendendo às demandas conforme os prazos determinados em projeto.

A casa foi construída com o sistema construtivo da Kronan, constituído por placas de concreto armado e lajes alveolares protendidas. A solução substitui pilares, vigas e alvenarias e foi adotada para reduzir a quantidade de atividades no canteiro de obra, já que boa parte das instalações e acabamentos chegou pronta da fábrica.
Fornecido em módulos de 2,99 m de altura o sistema da Kronan foi entregue à obra por caminhões. Para viabilizar a montagem, foi necessário utilizar guindastes com capacidade para erguer peças de até 70 t. A casa recebeu fachada ventilada para garantir estabilidade térmica e conforto acústico aos ambientes, além de banheiros prontos, que foram conectados ao módulo principal já com as conexões elétricas e hidráulicas preparadas. A montagem foi executada com apenas quatro operários.

Após a montagem, a laje da cobertura foi impermeabilizada e recebeu uma placa metálica de sombreamento. Internamente os vãos ficaram livres de paredes, embora o sistema permita a instalação de vedações com gesso acartonado ou outros sistemas de alvenaria.
As ligações entre as peças estruturais foram feitas por parafusamento para permitir posterior desmontagem – um dos preceitos do projeto para garantir seu reaproveitamento após a exposição no evento, sem deixar resíduos.
Toda a estrutura, produzida na fábrica da Kronan, ocorreu em apenas uma semana. A montagem, por sua vez, levou apenas dois dias no canteiro de obra. Com a implementação dos demais subsistemas industrializados, a casa ficou pronta em 21 dias.
O sistema construtivo de placas de concreto armado da Kronan foi desenvolvido em conformidade com a NBR 16.475 – Painéis de concreto pré-moldado – Requisitos e procedimentos. Ele permite trabalhar com amplas aberturas e vãos livres de até 20 m. Os equipamentos são provenientes da Finlândia, sendo que a tecnologia foi desenvolvida pela empresa no Brasil.
A Kronan fornece o sistema construtivo para um raio de até 300 km de sua fábrica, em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo. Atende a pessoas físicas, incorporadores, construtores, arquitetos, decoradores e engenheiros que buscam construir com menos mão de obra, mais qualidade e prazo reduzido.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb