Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto teve um investimento de R$ 1 bilhão.
Estudo de Caso: Drywall Knauf / Cidade Administrativa de Minas Gerais.
Proprietário da obra: Governo do Estado de Minas Gerais.
Contratantes: Diversos.
Local da obra: Belo Horizonte – MG.
Data da obra: Início – janeiro de 2008; Término – fevereiro de 2010.
Fornecedor: Knauf Drywall
Nomes dos produtos: Sistemas de paredes Knauf W111, W112 e W116; Sistemas de Teto Knauf D112 Unidirecional e Teto Knauf Cleaneo Acústico D127; e o forro Knauf AMF Thermatex dB Acoustic de fibra mineral.
LOCAL DA OBRA
A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi construída às margens da MG-010, visando aumentar a expansão e o desenvolvimento para a região de Venda Nova. O projeto, assinado por Oscar Niemeyer, contempla um complexo administrativo de 804 mil metros quadrados (sendo 310 mil m² de área construída), com cinco edifícios que abrigarão 16 mil funcionários, tanto do governo do estado quanto de 16 secretarias regionais.
O projeto contou com cerca de 250 mil metros quadrados de drywall executados com produtos Knauf. A participação da empresa na Cidade Administrativa Tancredo Neves, nova sede do governo estadual de Minas Gerais, mostra a imponência desta obra.
A obra, aliás, teve investimento de R$ 1 bilhão. Nove construtoras, agrupadas em três consórcios, foram as responsáveis pela execução. A Camargo Corrêa, Santa Bárbara e Mendes Júnior formaram o lote um. A Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS compunham o segundo consórcio e as construtoras Andrade Gutierrez, Via Engenharia e Barbosa Mello, por fim, o terceiro lote de empresas. Já o projeto foi de responsabilidade do escritório da arquiteta Ana Niemeyer, neta de Oscar, e do arquiteto Jair Valera.
DESAFIO
As inconfundíveis curvas de Niemeyer são verdadeiros desafios para a engenharia. Na Cidade Administrativa, considerada por muitos como uma das obras mais ousadas de Niemeyer, a Knauf está representada nos sistemas de paredes, tetos e forros. De acordo com o engenheiro da Knauf responsável pelo Estado de Minas Gerais, Antônio Pedro de Oliveira Barreto, o projeto começou em 2008. Antônio contou que houve a necessidade de rebaixamento do teto, para a passagem das tubulações elétricas, hidráulicas, de ar condicionado e da rede lógica. Além disso, dois desafios: realizar a obra no menor tempo possível e ter um ótimo desempenho, acompanhando as curvas de Niemeyer, que dão toque especial aos interiores dos edifícios.
As ousadas curvas arquitetônicas da obra representavam um verdadeiro desafio para a Knauf, que conseguiu atender com sucesso às expectativas do projeto.
SOLUÇÃO
Em março de 2009 a Knauf entrou de fato no projeto. Os Sistemas de paredes Knauf W111, W112 e W116; os sistemas de teto Knauf D112 Unidirecional e teto Knauf Cleaneo Acústico D127; e o forro Knauf AMF Thermatex dB Acoustic de fibra mineral começaram a ser instalados. Antônio Pedro explicou que o teto D112 da Knauf conseguiu, de maneira eficaz, se moldar ao espaço e acompanhar as curvas das paredes e tetos feitos pelo Niemeyer. “Toda obra do Niemeyer é um grande desafio pela ousadia das curvas. O grau de dificuldade de execução era muito grande. Tínhamos paredes e tetos curvos. Apesar disso, conseguimos atender plenamente ao que o cliente esperava”, opinou Antônio Pedro.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Além dos tetos Knauf D112 e de fibra mineral, a Cidade Administrativa Tancredo Neves recebeu o Cleaneo em seu Auditório. A idéia, segundo Antônio, era proporcionar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas que utilizassem este auditório através de boas condições acústicas, de odor e de iluminação, ganhos obtidos com a instalação do Knauf Cleaneo. Já o forro Knauf AMF Thermatex dB Acoustic, segundo Antônio, tinha como objetivo facilitar a manutenção das tubulações elétrica, hidráulica, de ar condicionado, da rede lógica, além de proporcionar absorção acústica.
Três instaladores da Knauf participaram da instalação: Resicon, Indecor e Impertec. O trio foi vencedor do Prêmio Knauf Qualidade das Instalações na categoria Grande Porte.
Redação AECweb



