Adequado para locais que consomem grandes volumes de água, o sistema VRM, do Grupo VICEL, produz menos lodo e dispensa produtos químicos para a filtragem de efluentes
Após filtrar os efluentes, o sistema VRM fornece água de reuso classe 1 (foto: divulgação/Grupo Vicel) O sistema VRM (Vacuum Rotation Membrane Bioreactor), desenvolvido pelo Grupo VICEL, realiza a filtragem de efluentes para reuso. Ele funciona por meio de um conjunto de biorreatores e membranas filtrantes (Membrane Bio-Reactor) que fornece água de reuso classe 1 sem necessidade de polimentos, produtos químicos ou retrolavagens. Por isso, é muito utilizado em empreendimentos que consomem grandes volumes de água, como indústrias, condomínios comerciais, hotéis e shopping centers.
Está disponível nos modelos de negócio BOT (Build, Operate and Transfer), BOO (Build, Own and Operate) e O&M (Operation & Maintenance).
O sistema VRM reduz o volume de água captado dos mananciais em aplicações que não pedem consumo potável (foto: divulgação/Grupo Vicel) O sistema VRM se destaca pelo baixo consumo de energia elétrica e por ocupar pouco espaço (sua estrutura é de aço). Gera pouca quantidade de lodo e não utiliza produtos químicos em seu processo operacional. Além disso, tem baixo custo de operação e manutenção.
Em comparação aos sistemas tradicionais, a solução da VICEL possui diversas vantagens como menor footprint (área ocupada pelo sistema) e maior resistência a fouling (formação de sujeira orgânica presa a membrana). Ao permitir o reuso de efluentes industriais, o sistema reduz o volume de água captado dos mananciais em aplicações que não pedem consumo potável.
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb