Produtos da GE Lighting atenderam todos os requisitos de iluminação da FIFA para a melhor visualização do campo e transmissão televisiva em HD
O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, dispensa apresentações. É a grande referência quando o assunto é campo de futebol. E pela segunda vez em 60 anos será sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA. Para isso, o complexo passou por uma reformulação total com um conceito moderno e muito mais eficiente. Em 2014, terá capacidade para comportar 78 mil torcedores de vários países.
O desenvolvimento do projeto que preservaria a história do Estádio, promovendo melhorias consideráveis em sua estrutura arquitetônica a partir de intervenções pontuais, ficou a cargo do escritório Fernandes Arquitetos Associados.
O consórcio responsável pela obra do Estádio do Maracanã tinha que especificar materiais que atendessem as normas técnicas de qualidade e segurança mais rígidas do mercado, além de se enquadrarem nos requerimentos da FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado – para a Copa do Mundo 2014.
Evidente que o mesmo deveria valer para a iluminação esportiva do gramado. As lâmpadas, por exemplo, precisavam integrar o conjunto com refletores, garantindo a temperatura e o índice de cor adequados, assim como a eficiência luminosa vertical e horizontal para favorecer a captação das imagens pelas câmeras em HD – adaptação de transmissão de jogos internacionais, Classe 5.
Outra necessidade estava na busca por um fornecedor que atendesse dentro do prazo a quantidade exata solicitada pela obra a fim de reduzir a carga de estrutura, o número de materiais para instalação, a mão de obra e outros componentes.
Foram fornecidos 396 projetores EF 2000 para garantir a melhor qualidade da transmissão televisiva e, também, a visualização mais nítida do campo de jogo. Em conjunto, a linha GE Multi-Vapor™ – lâmpadas metálicas a vapor da GE Lighting – enquadrou-se nesse cenário tão rigoroso para garantir os resultados mais satisfatórios na iluminação do Estádio do Maracanã.
“Com eficiência de 2000 Watts, esta é uma solução de vida útil superior ao comumente praticado no mercado. Assegurou alto rendimento com menor número de projetores utilizados”, conta o engenheiro Emanuel Maciel, da GE Lighting. Um fator de grande diferencial para o sucesso da obra, considerando a necessidade de otimizar ao máximo os recursos utilizados durante a construção.
Com eficiência de 2000 Watts, esta é uma solução de vida útil superior ao comumente praticado no mercado. Assegurou alto rendimento com menor número de projetores utilizados
“A GE Lighting é muito consciente e fornecemos uma solução enxuta no limite do que foi requerido pela FIFA. Para se ter uma ideia, utilizamos 1/3 da quantidade de iluminação que está no Engenhão, outro grande Estádio do Rio de Janeiro. Por isso a importância de registrar que os produtos entregues seguiram a risca o que foi determinado, contribuindo para uma construção mais responsável”, destaca Welington Tardivo, engenheiro de vendas da empresa.
Já o prazo de entrega dos produtos, outro grande problema da obra, foi solucionado com atividades integradas que evitaram qualquer imprevisto. “O cronograma da obra era muito conturbado, mas conseguimos atendê-lo perfeitamente em função da integração de todas as áreas envolvidas – desde estruturas metálicas, passando por elétrica, até chegar na questão da iluminação”, completa o engenheiro Emanuel.
Os Holofotes/Refletores GE EF2000 da GE Lighting são projetados para iluminar grandes espaços ao ar livre, tais como instalações esportivas, pistas de corrida, estacionamentos, áreas de lazer, fachadas, portos e aeroportos, e os espaços interiores com teto alto, como ginásios e casas de espetáculos. Usam a tecnologia de iodetos metálicos, com uma capacidade de 2.000 watts, garantindo maior visibilidade.