Desenvolvido pela Entermetal, produto utilizou apenas duas colunas internas para a ampliação de galpão.
Estudo de Caso: Sistema Construtivo Entermetal / Gráfica Eskenazi (SP).
Proprietário da obra: Eskenazi Indústria Gráfica.
Contratante: Eskenazi Indústria Gráfica.
Local da obra: São Paulo – SP – Bairro Jaguaré.
Data da obra: Início - junho de 2010 / Término - agosto de 2010.
Fornecedor – Entermetal.
Nome do Produto – Sistema Construtivo Entermetal.
DESCRIÇÃO DO LUGAR
Localizada no bairro do Jaguaré, em São Paulo (SP), as operações industriais da Gráfica Eskenazi utilizavam toda a área disponível de um galpão construído em concreto pré-moldado.
O galpão foi construído com a previsão de uma segunda etapa de ampliação na área disponível nos fundos do terreno. A decisão do investimento na ampliação foi confirmada no fim de 2009, com a contratação da Miro Construtora para a aprovação do empreendimento na Prefeitura e estudo das opções de sistemas construtivos.
DESAFIO
A Eskenazi necessitava de uma área coberta de 2.400 m² para utilizá-la como depósito de papel e, assim, adequar o layout da área existente aos novos equipamentos comprados.
Assim que o empreendimento fosse aprovado na prefeitura, a construção deveria ser muito rápida, com um sistema construtivo industrializado que facilitasse as demais etapas da obra, como fundação e piso, com o objetivo de ganho de prazo em todo o processo.
Desejava-se o menor número de colunas internas para ganhar facilidade na estocagem e operação das empilhadeiras, além de conforto ambiental, estanqueidade na cobertura e um bom acabamento estético com a preocupação nos detalhes.
SOLUÇÃO
As opções em concreto pré-moldado eram a primeira opção, dando continuidade à construção existente, mas foram descartadas devido ao prazo longo de entrega. Dessa forma, o Sistema Construtivo em aço da Entermetal foi a melhor alternativa.
Para Raphael Laredo, calculista da estrutura e Engenheiro da Entermetal que acompanhou o processo da obra, “o sistema permitiu uma redução no cronograma total da obra e necessitou o uso de apenas duas colunas internas, gerando vãos livres de aproximadamente 20 x 25 m”.
Durante a fase de aprovação do empreendimento na prefeitura, a Entermetal desenvolveu todo o projeto executivo do Sistema Construtivo, resolvendo junto ao cliente e a Miro Construtora todos os aspectos técnicos e detalhes construtivos. Isso permitiu a conclusão de todos os projetos antes de qualquer atividade em campo.
“Com a liberação para a construção, imediatamente iniciamos a fabricação das estruturas e dos demais componentes do Sistema Construtivo, em paralelo com as atividades em campo”, complementou Laredo.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
O Sistema Construtivo Entermetal utilizado neste empreendimento é composto por pórticos em aço de seção variável, rotulados na base, vencendo grandes vãos. Os pórticos com seção variável são dimensionados para utilizar o aço da maneira mais eficiente. Como são rotulados na base, permitem uma solução mais simples e rápida na execução das fundações.
As terças de cobertura tipo Z contínuas permitem uma montagem ágil e econômica de todo o Sistema, que é complementado pela cobertura com painéis zipados com isolamento térmico e os painéis de fechamento lateral.