menu-iconPortal AECweb

Telhado verde garante isolamento térmico

1.550 m2 de laje foram cobertos com sistema modular da Ecotelhado em apenas 32 horas, assegurando conforto térmico e economia de energia.

Estudo de Caso: Sistema Alveolar Ecotelhado® / Cobertura de 1550 m2 em laje impermeabilizada do parque gráfico do jornal Zero Hora (RS)

O parque gráfico do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, teve seus 1.550 m2 de laje cobertos com o sistema modular da Ecotelhado em apenas 32 horas, assegurando conforto térmico e economia de energia.

Proprietário da obra:
Grupo RBS
Contratante: Jornal Zero Hora
Local: Porto Alegre – RS
Data da Obra: 24 a 27 de março de 2009.
Fornecedor: Ecotelhado
Produto: Sistema Alveolar ECOTELHADO®

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Denominado Jayme Sirotsky, em homenagem ao presidente emérito do Grupo RBS, o novo parque gráfico do jornal Zero Hora fica localizado nas proximidades do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tendo cerca de 12 mil m2, um depósito de papel, novas e modernas rotativas e um sistema de expedição automatizado inédito no Brasil.

DESAFIO

A obra consistia em cobrir, com o Ecotelhado®, 1.550 m² de lajes impermeabilizadas sobre o parque gráfico, onde foram instalados grandes equipamentos de ar condicionado. A necessidade de um produto com baixa carga, rapidez de instalação e vegetação exuberante após a instalação, sem necessidade de plantio, levou à preferência pelo Sistema Alveolar Ecotelhado®. A obra foi executada em tempo recorde, de 32 horas, evitando a circulação interna dos operários e materiais, pois tudo foi transportado por Muncks, que venceram uma altura de 10 m carregando palets com os módulos. Essa mesma obra, se executada por qualquer outro tipo de cobertura verde, demoraria, no mínimo, oito meses para atingir o nível de vegetação.

Telhado verde garante isolamento térmico
A utilização de Muncks permitiu que a obra fosse executada em apenas 32 horas, além de evitar a circulação interna dos operários e materiais.

SOLUÇÃO

“A preocupação ambiental sempre esteve presente em nosso dia a dia nos parques gráficos da RBS”, revela o engenheiro Marcelo Ferreira dos Santos, coordenador Técnico Industrial da RBS – Zero Hora Editora Jornalística. Ele conta que desde o início do projeto do novo parque gráfico, houve a intenção de adotar práticas ambientalmente amigáveis. “No início das obras, a empresa contratou a Sol Construções Sustentáveis para nos ajudar com as soluções ambientais disponíveis no mercado, diante da realidade da construção de um prédio industrial. Eles trouxeram várias idéias, entre elas, a colocação do telhado verde”, relata.

A busca por empresas especializadas foi acompanhada pelo temor de que a solução teria custo elevado que poderia inviabilizar a idéia. “Verificamos que o custo não era tão alto, tendo em vista que iríamos reduzir uma camada de isolante térmico do telhado, com valor semelhante ao do Ecotelhado”, diz o engenheiro. Localizados os fornecedores, a RBS optou pela empresa gaúcha, “pela questão da logística e pela solução oferecida pela Ecotelhado”, comenta, explicando que “o sistema instalado é o modular, que pesa 50 kg/m2 – o que evitou alterações no projeto da capacidade da laje do terraço”. Segundo ele, a instalação foi rápida, feita em menos de três dias para cobrir uma área de 1.550 m2.

Telhado verde garante isolamento térmico
Por se tratar de um sistema vivo, a vegetação impede a acumulação do calor, promovendo isolamento térmico e conforto acústico.

“As vantagens foram muitas com a colocação do Ecotelhado, substituindo o isolante térmico padrão da construtora. Por se tratar de um sistema vivo, a vegetação impede a acumulação de calor, distribuído de forma mais homogênea, além de promover o isolamento térmico e conforto acústico. A redução de consumo energético do ar condicionado, conforme medição realizada em outros prédios que possuem o sistema Ecotelhado, é de aproximadamente 240 kwh/m2. Mas, como nosso prédio é ainda novo e já foi inaugurado com o sistema incorporado, não pudemos medir o desempenho energético que o telhado verde propicia”, diz Marcelo Ferreira dos Santos, que conclui: “Estamos muito satisfeitos com o sistema Ecotelhado porque, além de todos esses benefícios, traz um grande bem-estar a todos nós por sabermos que estamos ajudando na biodiversidade na zona urbana”.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Sistema Alveolar ECOTELHADO® é o conjunto dos seguintes elementos: Membrana Ecotelhado® de Proteção Anti-Raízes; Membrana Alveolar Ecotelhado® de PETG; Membrana Ecotelhado® de Retenção de Nutrientes; Módulo Ecotelhado® de Substrato Rígido; Substrato Leve Ecotelhado®; Vegetação de Metabolismo MAC (opcional).

A carga do Sistema Alveolar ECOTELHADO® já saturado de água é de 60kg/m², quando utilizadas plantas pré-vegetadas de forração. Tem como principais características a praticidade e rapidez na colocação; baixa sobrecarga sobre as coberturas; e conforto térmico e acústico para o interior dos ambientes. Sua aplicação é extremamente benéfica ao meio ambiente, devido à soma de resultados, como a grande redução no uso de energia de climatização de ambientes, gerando economia.

O sistema propicia a diminuição do fluxo pluvial, ajudando a evitar enchentes; a melhoria da qualidade do ar urbano pela fotossíntese, liberando oxigênio; e redução do ruído urbano, pois a vegetação não produz reverberação do som. As vantagens se complementam com o embelezamento da paisagem urbana, recuperando o verde ocupado pelas construções, e o aumento da área de biodiversidade.

Redação AECweb

Conheça mais produtos da Ecotelhado disponíveis no Canal de Especificação Online
MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Jardim de Parede – Canguru®

Download de catálogo

Ecopavimento® com Brita

Download de catálogo

Ecopavimento® com Grama

Estudos de Casos
Informativos Técnicos