Vidro laminado de alto desempenho aplicado nas fachadas verticais do condomínio gera eficiência energética e estética diferenciada
Pioneiro na obtenção da certificação LEED Gold do U.S. Green Building Council para condomínios empresariais, o projeto do Rochaverá Corporate Towers, assinado pelo escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos e concebido pela Tishman Speyer, reúne desde sua concepção vários conceitos que englobam a sustentabilidade.
Eficiência energética com placas de vidro especiais, redução no consumo de sistemas técnicos como ar-condicionado e telecomunicações, implantação de 30 mil m² de paisagismo ao redor dos prédios e soluções que buscam o melhor aproveitamento da água com baixo custo operacional foram alguns dos recursos utilizados.
O Rochaverá Corporate Towers é formado por quatro torres (A, B, C e D) e impressiona pela fachada em vidro que torna o condomínio a grande referência na ligação das avenidas mais movimentadas da cidade de São Paulo.
Talvez o material que mais predomina no projeto - o vidro - deveria atender as demandas de estética, iluminação e segurança contra a pressão do vento. Principalmente, ter propriedades que contribuíssem para a busca da eficiência energética exigida no projeto.
Com aspecto ‘acinzentado’ e formado por 17 andares de escritórios em cada torre, o empreendimento de propriedade da Autonomy Investimentos precisava contar com vidros diferenciados e que assegurassem sobriedade e imponência.
Outra preocupação era com relação à montagem, que deveria ser rápida e com pouca geração de resíduos. O material precisa, ainda, ser estanque e de manutenção quase zero.
Cool Lite é o vidro de alto desempenho da Cebrace escolhido para revestir todas as fachadas verticais dos edifícios – 1/3 delas foi tomada por cortinas de vidro e alumínio. O modelo Classic Prata tem 25% de transmissão luminosa, permitindo que a luz penetrasse na medida certa dentro dos ambientes, evitando o ofuscamento e criando espaços agradáveis.
O produto da Cebrace foi laminado, possibilitando o bloqueio de até 99% dos raios UV - que poderia causar o desbotamento dos móveis, tecidos e pisos. Além disso, contribuiu para o conforto acústico, já que tem a capacidade de barrar muito mais ruídos do que um vidro comum. Garantiu, ainda, máxima segurança ao impedir que os vãos fossem ultrapassados por objetos e pessoas.
O produto da Cebrace possibilitou o bloqueio de até 99% dos raios UV e contribuiu para o conforto acústico
Outro diferencial do Cool Lite no projeto do Rochaverá foi a capacidade de barrar a entrada de até 80% do calor.
Cool Lite é o vidro de proteção solar líder de vendas no Brasil. São mais de 13 anos no mercado e mais de 9 milhões de m² instalados em projetos por todo o país. Reduz em até 80% a entrada de calor e, quando laminado, impede em até 99,6% a entrada dos raios UV (ultravioleta). Está disponível com variedade de espessuras e cores. É indicado para fachadas, portas, janelas, coberturas e sacadas. Deve ser utilizado como vidro laminado ou duplo.



