Além de colaborar com a produtividade no canteiro e poder ser usada de diferentes formas, a solução tem papel importante no conforto térmico e acústico dos ambientes

Conforto térmico e acústico, obras rápidas e menores índices de desperdício. Essas são algumas das vantagens das placas cimentícias, solução de construção a seco indicada para diversas aplicações e capaz de proporcionar um resultado superior na comparação com os sistemas convencionais.
Outro motivo para que o material esteja nos seus próximos projetos é o relançamento dessa linha de produtos por parte da Brasilit. Cerca de 10% mais leves e com melhor qualidade estética, as novas placas possibilitam a instalação de maneira aparente e realçam o aspecto natural do cimento.
Resistentes ao impacto e ao fogo, as placas cimentícias da Brasilit são impermeabilizadas. Além disso, todos os sistemas de construção a seco da empresa são constantemente testados e homologados em laboratórios, sempre de acordo com as normas técnicas vigentes.
Na execução de paredes, o sistema de placas cimentícias da Brasilit chega a ter apenas 1/10 do peso da estrutura em alvenaria. A redução de carga influencia diretamente no custo e no dimensionamento da fundação. E mais: assim como o visual natural do cimento, as peças podem receber pinturas lisas, texturas, cerâmicas, entre outras opções — o que dá liberdade para o arquiteto conceber o design dos espaços.
Os produtos também podem ser usados em edificações de até dois pavimentos e em superfícies curvas. Para especificá-los é necessário atenção, pois estão disponíveis em diferentes espessuras. Cada um é indicado para determinada aplicação:
• 6 mm (divisórias leves, forros e dutos de ar-condicionado);
• 8 mm (áreas secas e úmidas, revestimentos de paredes comuns ou de subsolos);
• 10 mm (áreas secas e úmidas, internas e externas);
• 12 mm (uso interno, na compatibilização com o drywall, ou em fechamentos internos ou externos que necessitam de espessura maior por questões estéticas ou físicas).
Ainda para a execução de paredes, a Brasilit tem em seu portfólio o Sistema Cimentícia para LSF com Junta Aparente, que reforça os traços e o aspecto natural do cimento (perfeito para obras que requerem um diferencial arquitetônico ou acabamento com concreto aparente). O conjunto é composto pelas placas cimentícias, cordão delimitador de juntas e selante PU 30 da Quartzolit.
Outra opção é o Sistema Cimentícia Para LSF com Massa Única, que conta com as placas cimentícias, o cordão delimitador de juntas, o primer, a massa única e a tela vertex. Trata-se da solução ideal para quem busca por praticidade e agilidade no canteiro da obra, já que permite que o acabamento seja aplicado um dia após a execução do tratamento de juntas.
Resistentes às intempéries, como sol e chuva, as placas cimentícias também podem ser empregadas nas fachadas. Acelerar a execução da estrutura e reduzir a transmissão do calor e de ruídos para o ambiente interno não são as únicas vantagens dessa solução. Ela é capaz, ainda, de promover o controle de custos, pois permite um planejamento otimizado e preciso da quantidade de materiais que serão utilizados.
Ao levar em consideração as condições climáticas do país, a Brasilit desenvolveu para fachadas o Sistema Cimentícia para LSF com basecoat. Além das placas, o conjunto conta com outros materiais, como perfis metálicos e de PVC, tela de reforço, basecoat acrílico da Quartzolit, isolação acústica da Isover e vedação interna da Placo.
Versáteis e resistentes, as placas cimentícias podem ser utilizadas no fechamento de platibandas e como outros revestimentos decorativos variados. A resistência mecânica e a resistência a intempéries garantem um bom desempenho nessas aplicações. Recomenda-se o uso de perfis estruturais de steel framing dispostos de acordo com o projeto estrutural.
As placas cimentícias podem, ainda, ser utilizadas na construção de lajes secas e mezaninos. Para esse tipo de aplicação, a Brasilit oferece os painéis Ultraboard. São peças com miolo de XPS revestido em ambas as faces por placas cimentícias, unidas com uma cola de alta tecnologia (isenta de formaldeídos) e prensadas. A solução é indicada para áreas molhadas e externas.
Também faz parte do catálogo da Brasilit o painel Masterboard. Composto por três camadas, é fabricado em um processo de colagem e prensagem de alta tecnologia. As faces externas são constituídas de placas cimentícias com cimento reforçado por fios sintéticos (CRFS) em substituição ao amianto. Já o miolo é de madeira proveniente de uma produção ecoeficiente. O produto pode, ainda, ser usado em ambientes secos e possui uma linha completa para o tratamento das juntas (composta pelo cordão delimitador de juntas e pelo selante PU 30).
Agora que você conhece as vantagens dos painéis cimentícios e descobriu que a Brasilit tem sistemas completos para cada execução, que tal conferir algumas dicas de construção?
1. Certifique-se de quais são os produtos indicados para cada aplicação;
2. O cordão delimitador de juntas evita o desperdício de massa;
3. Esse produto também permite que as juntas se movimentem melhor;
4. O selante PU 30 da Quartzolit cria uma junta discreta e levemente marcada;
5. A Brasilit oferece, também, os melhores acessórios para a fixação dos painéis;
6. Massa única, da Brasilit, promove a elasticidade e a aderência (além de evitar trincas);
7. O primer prepara as juntas para o tratamento (melhor aderência entre massa e placa);
8. A tela de fibra de vidro álcali resistente garante o acabamento perfeito;
9. O uso da manta Tyvek® é obrigatório nas aplicações externas;
10. Opte sempre pelos sistemas completos da Brasilit para a melhor qualidade.



