Belle System forneceu toda a tecnologia e equipe técnica para a aplicação, garantindo uma solução completa para a obra

Cartão postal da Barra do Piraí, município do Rio de Janeiro, a Ponte Presidente Getúlio Vargas – também conhecida como Ponte Metálica – atravessa o Rio Paraíba do Sul e foi construída a partir de um sistema de pré-moldagem concebido na Bélgica. Com extensão aproximada de mil metros quadrados, é constituída por cinco arcadas (cada uma de 50 metros) sustentadas por oito bases de alvenaria.

De construção muito antiga, datada do final do século 19, a ponte estava com graves problemas estruturais. Para saná-los, foi necessária uma reforma profunda, executada no ano de 2016, a fim de viabilizar o acesso seguro de veículos e pessoas. O tempo para a obra, no entanto, era muito escasso, exigindo a utilização de sistemas práticos, modernos e que garantissem a resistência adequada à ponte.
Uma das intervenções utilizou os pinos conectores Stud Bolt, da Belle System, para fazer a integração entre as estruturas metálicas e as de concreto. A empresa forneceu 490 deles, na dimensão de Ø 19 mm x 100 mm. Os produtos atendem às normas de soldagem e acompanham os equipamentos adequados para a execução.
“Disponibilizamos uma equipe treinada e certificada para fazer a aplicação, que consistiu na soldagem dos pinos dentro dos orifícios e nas aberturas do concreto, de modo a alcançar a viga de aço e, assim, corrigir as imperfeições estruturais”, conta Renato Messa Meneghello, engenheiro e gerente de processos Stud Bolt na Belle System.
O processo foi relativamente simples, exigindo apenas a adaptação da pistola para a soldagem dos pinos dentro dos buracos. Considerando o momento de chegada dos aplicadores na obra, o ajuste dos equipamentos e a limpeza dos orifícios, foi necessário apenas um dia e meio para realizar a etapa.
“Vale ressaltar que a Belle System fez toda uma análise do projeto para verificar as melhores condições e opções para a execução da obra. Atendemos de prontidão e contribuímos para o alcance de bons resultados”, complementa Meneghello.
| Processo de soldagem: como funciona O processo de soldagem por eletrofusão, que permite a união do concetor à viga, viabiliza-se com o auxílio de uma pistola controlada por temporizador. Nesse caso, o conector possui em sua extremidade um pino de fluxo sólido, que atua como um desoxidante e estabilizador do arco de solda. É colocado um anel cerâmico sobre o conector para delimitar a área de soldagem, impedindo o escoamento do arco de solda. |

Os pinos conectores de cisalhamento Stud Bolt são fabricados de acordo com a norma AWS D1.1, em aço com baixo teor de carbono e com limite de resistência de 450 Mpa (45,87 kgf/mm²). São ideais para aplicação em diferentes estruturas, como laje steel deck, pontes e passarelas, estacionamentos, prédios de estrutura em aço, placas de ancoragem, setor naval, usinas de energia, refinarias e mais.
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb



