Foram especificados mais de 144 kits de chicotes elétricos da Astra S/A, que diminuíram etapa de execução da obra e racionalizaram o consumo de cabos

Situado em Jundiaí, município de São Paulo, o Residencial Contemporâneo é constituído por duas torres, 144 unidades de 66 a 117 m² e ampla gama de itens de lazer e infraestrutura, como sala de ginástica, espaço multiuso, salões de festa e de jogos, churrasqueira, piscinas infantil e de adulto, solarium, playground, minicampo de futebol gramado e outros equipamentos. Conta, ainda, com 259 vagas cobertas de estacionamento, bicicletários e depósitos.
Construído pela F A Oliva Empreendimentos Imobiliários Ltda em um terreno de quase 5 mil m², o empreendimento está no bairro do Retiro, bem próximo a centros comerciais e a estabelecimentos de serviços variados. A localidade também permite acesso às principais rodovias que cortam o estado de São Paulo.

“Deveríamos apostar na racionalização dos processos construtivos para reduzir os custos – inclusive com a mão de obra –, organizar a produção e acelerar as etapas de execução. Uma das iniciativas era a adoção da alvenaria estrutural com pré-lajes de concreto. Evidentemente, tudo isso sem perder a qualidade”, relata o engenheiro civil Leonardo Zilioli Delgado, da F A Oliva.
Seguindo esse conceito, para as instalações elétricas dos edifícios exigia-se a especificação de kits industrializados, também conhecidos como chicotes elétricos, que facilitassem a aplicação e garantissem segurança. Ao mesmo tempo, o fornecimento deveria respeitar o cronograma escasso da obra e ter o apoio técnico full time de uma empresa especializada no mercado.
Delgado conta, ainda, que “nesse caso, as principais implicações eram em relação as quebras de paradigmas, como costumes e práticas já utilizadas no planejamento e na execução de obras. Ou seja, a utilização de um novo sistema construtivo sempre implica em novos treinamentos e conscientização da equipe”.

Foram especificados 144 kits de chicotes elétricos da Astra S/A para uso nas unidades autônomas e 34 halls da área comum das torres. Como os fios já chegam passados e conectados aos kits, foi possível não apenas diminuir uma etapa da obra, mas também racionalizar o consumo de cabos e o espaço para estocagem dos materiais no almoxarifado.
“Um grande diferencial para a especificação desse sistema foi poder contar com a assessoria técnica da Astra S/A desde o planejamento elétrico adaptado ao sistema de kits industrializados, além do acompanhamento da logística acordada entre a obra e o fornecedor, contando também com o treinamento da equipe de obra para a correta instalação dos chicotes elétricos”, elogia o engenheiro da F A Oliva.
O uso de chicotes elétricos da Astra S/A proporciona ao construtor uma grande economia em materiais utilizados na instalação elétrica. Os kits são dimensionados conforme projeto e facilitam a instalação, pois permitem que a mão de obra, geralmente especializada, seja feita por qualquer operário com um pequeno treinamento. Além disso, o chicote elétrico é feito sob gabaritos que garantem sua precisão dimensional. São produzidos em material antichama e atendem aos quesitos das normas brasileiras ABNT NBR.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb



