Projeto-piloto da Modularis Offsite Building, que conta com parceria da ArcelorMittal, reduziu o consumo de produtos em aço em 25% sem afetar a qualidade da obra
Já estabelecida em regiões como Ásia, Estados Unidos e norte da Europa, a construção modular cresce no Brasil. Com potencial de responder por um mercado global de cerca de US$ 108 bilhões em 2025 — segundo relatório da Reportlinker —, a técnica consiste na fabricação de módulos em escala industrial. Posteriormente, as peças são transportadas até o canteiro e encaixadas umas nas outras para a montagem da edificação, em um processo que economiza tempo, mão de obra e recursos.
“Para que a construção modular avance, é necessária a colaboração de toda a cadeia, dos fornecedores de materiais aos empreendedores, passando por construtores e projetistas”, destaca Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de inovação e desenvolvimento de produtos Construção Civil da ArcelorMittal Longos.
Ciente da expansão do setor, a Modularis Offsite Building, que tem 10 anos de experiência na construção modular, reuniu um grupo de fornecedores para o desenvolvimento de seu primeiro projeto-piloto para estudo da engenharia e da execução de um protótipo residencial. “Foi assim que, há um ano, surgiu a parceria com a ArcelorMittal”, conta Paulo Salvador, CEO da empresa, comentando sobre o trabalho que foi realizado na fábrica da Modularis, em Itupeva (SP).
O protótipo conta com quatro apartamentos interconectados: um econômico de hotel; um design de hotel; um multifuncional, que pode atender a diversos segmentos (senior living, student housing, residencial compacto etc.); e o último técnico, onde a equipe de engenharia da Modularis poderá explorar, cada vez mais, o uso otimizado dos materiais. O apartamento técnico também receberá visitas do público. Assim, as pessoas poderão conhecer os bastidores do projeto e entender como funciona a construção e a composição do imóvel.
“Todos os apartamentos foram montados com materiais que proporcionam o máximo de conforto para os ocupantes. O objetivo é provar que um residencial modular tem capacidade de superar às exigências de bem-estar dos moradores”, conta Salvador.
O sucesso do projeto-piloto dependia de parceiros que estivessem totalmente alinhados com o corpo técnico da Modularis na busca constante pelas melhores soluções. Ao fazer uma pesquisa no mercado, a empresa encontrou na ArcelorMittal um aliado totalmente conectado com os valores e objetivos do projeto. Trabalhando de maneira conjunta, Modularis e ArcelorMittal realizaram estudos para encontrar uma maneira de otimizar os perfis, aumentar a eficiência do aço e executar os andares mais elevados com a menor quantidade possível de materiais.



