Sistema de Drywall, painéis de tecido, portas acústicas e outras soluções da APP Acústica atenderam os elevados níveis de absorção de ruídos exigidos no projeto
Um grande espaço com foco em projetos experimentais de artes e música. Essa era a proposta do Red Bull Station, projeto assinado pela Triptyque Architecture.
Chama a atenção a adequação do antigo prédio que antes abrigava a subestação Riachuelo, no centro de São Paulo. A fachada dos anos 20 protegida pelo tombamento e a arquitetura interna, peculiar do início do século passado, conciliaram-se com o ar contemporâneo designado, marcado pelas escadas e marquise, esta última criada para um mirante com vista para a Praça da Bandeira.
A distribuição do complexo em cinco níveis acompanha diversas atrações como o grande estúdio para experimentação e produção musical.
Típica dos grandes centros paulistanos, a Avenida 23 de Maio torna-se estratégica à medida que agrega grande visibilidade ao programa. O único entrave eram os diversos pontos de ruído gerados pelo trânsito intenso da região, o que implicaria na proposta cultural a que o empreendimento se destina.
Em função do grande estúdio para projeção musical, exigia-se o mesmo cuidado para a reverberação dos sons para que não houvesse conflito nas demais áreas internas do prédio.
Como consequência, a preocupação era escolher elementos atuais do mercado nacional que entrassem em harmonia com o conceito de absorção acústica do projeto, fruto da parceria entre os consultores e engenheiros Imar Sanmarti e Schaia Akkerman, este último da Acústica Engenharia.
Com vasta experiência na aplicação de produtos para tratamento sonoro de diversas obras, a APP Acústica foi a grande aliada do projeto para atender os altos níveis de absorção dos ruídos. Para tanto, foram especificados diversos materiais que garantiram excelentes resultados.
O isolamento externo contou com o Sistema de Drywall composto por uma estrutura metálica que, por sua vez, formou uma ‘bolha’, criando uma estrutura dentro da outra sem nenhum contato a fim de evitar transferências de ruído ou vibração
O isolamento externo contou com o Sistema de Drywall composto por uma estrutura metálica que, por sua vez, formou uma ‘bolha’, criando uma estrutura dentro da outra sem nenhum contato a fim de evitar transferências de ruído ou vibração.
Dentro das paredes foram utilizadas lãs de rocha, enquanto as faces receberam placa de OSB e de gesso, na dimensão de 12,5 mm. Para os vãos, a APP produziu portas acústicas de 60 mm de espessura com visores acústicos em vidros laminados de 10, 12 e 18 mm.
A empresa desenvolveu todos os produtos sob medida, considerando as necessidades pretendidas, com estética única.

Sistema de Drywall
Painéis de tecido
Difusores acústicos
Portas acústicas
Visores acústicos com vidros laminados



