Prêmio reforça industrialização para enfrentar falta de mão de obra
Premiação “Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto” anuncia vencedores em 2024. Soluções reduzem necessidade de uso intensivo de operários nos canteiros, em momento de escassez de pessoal na construção civil
Realizada em 27 de novembro, cerimônia destacou projetos de alta complexidade e inovação que utilizaram sistemas pré-fabricados de concreto. Técnicas industrializadas têm chamado a atenção no setor, especialmente frente à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para a construção convencionalA falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios enfrentados pelos construtores brasileiros. Uma das alternativas encontradas para amenizar o grave problema é a utilização de tecnologias com maior produtividade e a menor exigência de operários para manter o ritmo e a qualidade das construções.
Em recente pesquisa realizada pelo Portal AECweb, mais de 45% dos profissionais responderam que o investimento em sistemas construtivos industrializados constitui uma das principais alternativas para minimizar o problema. Confira e-book sobre o assunto, que pode ser baixado gratuitamente.
Tal busca torna-se evidente ao constatarmos os resultados da 13ª edição do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic).
“A utilização de sistemas industrializados tem ganhado força no setor, especialmente frente à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para a construção convencional”, afirma Iria Lícia Oliva Doniak, presidente-executiva da Abcic.
Vamos dar uma olhada nos vencedores deste ano?
Categorias Edificações e Voto Popular
(Foto: Abcic/Divulgação)Obra: Arquipeo
Arquitetura: Estúdio Gustavo Utrabo
Projeto Estrutural: Carlos Melo & Associados
Pré-fabricados: Cassol Pré-Fabricados
Arquipeo foi a obra vencedora na categoria Edificações e também no voto popular. A estrutura foi projetada com uma modulação inovadora de 11,25 m por 11,25 m, o que permitiu uma boa economia de espaço e material, além de atender às especificações técnicas de forma eficiente. O edifício procura ser uma resposta às demandas atuais do trabalho híbrido.
Categoria Pequenas Obras
(Foto: Abcic/Divulgação)Obra: Casa E-CO
Arquitetura: For Haus (Matheus Melo)
Projeto Estrutural: Pedreira Ônix (Augusto Guimarães Pedreira de Freitas)
Pré-fabricados: Leonardi
A Casa E-CO ArcelorMittal chamou a atenção durante a Feicon Batimat, feira de construção realizada em São Paulo. O projeto modular de 92 m2, com painéis pré-fabricados que incorporam instalações elétricas e hidráulicas, ilustra bem o potencial da industrialização para projetos de menor escala, com alto impacto em eficiência e sustentabilidade. Foi concebida para ser edificada com oito módulos, formados pela união de painéis e compondo elementos 3D com formato em C.
Categoria Infraestrutura
(Foto: Abcic/Divulgação)Obra: Duplicação da PR-092 (Rodovia dos Minérios)
Projeto Estrutural: ENGEMIN-Engenharia e Geologia (Jacídio Albino Salgado)
Pré-fabricados: Cassol Pré-Fabricados
Na categoria Infraestrutura, a duplicação da PR-092, conhecida como Rodovia dos Minérios, atestou a capacidade do pré-fabricado de enfrentar fortes desafios logísticos, como o transporte de longarinas de quase 40 metros de comprimento. A estrada liga as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, no estado do Paraná. Foram executadas cinco pontes e quatro viadutos. A complexidade da obra exigiu o desenvolvimento de um projeto de pós-tensão, acompanhado por um estudo detalhado de viabilidade para o transporte das peças.
Categoria Destaque do Júri
(Foto: Abcic/Divulgação)Obra: Praça Lindenberg
Arquitetura: PSA arquitetura (Pablo Slemenson)
Projeto Estrutural: Fabricio da Cruz Tomo
Pré-fabricados: Stamp Pré-Fabricados Arquitetônicos
Esta categoria é destacada pelo Comitê do Júri para obras excepcionais, que se sobressaem pela magnitude ou complexidade. No caso da Praça Lindenberg – edifícios com 31 pavimentos e uma praça de 1 mil m2 –, a obra combinou design sofisticado e eficiência construtiva. O uso de pré-moldados foi fundamental para atender aos prazos exigidos, ao conceito arquitetônico proposto e ao nível de exigência de qualidade e confiabilidade técnica.
Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto
Criado em 2011, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto aponta empresas e profissionais que impulsionam a construção industrializada no Brasil. Além de divulgar cases de sucesso, a premiação reforça a importância do sistema construtivo no processo de melhoria da produtividade e de desenvolvimento tecnológico do setor.
Veja também
Como iniciar o processo de industrialização das obras em uma construtora?
Colaboração técnica
- Iria Lícia Oliva Doniak – Presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Vice-Presidente da International Federation For Structural Concrete – fib, já eleita presidente para a gestão 2025/2026. Engenheira civil com MBA pela FGV em economia com ênfase em relações institucionais e governamentais.

