BOHO CHIC: reforma traz novos ares para apartamento em São Paulo
Em Perdizes, região oeste de São Paulo, este apartamento comunica uma nova fase: vida social com leveza e harmonia em projeto do escritório Vista Arquitetura

Foto: Julia Novoa
O yorkshire Minho e seus tutores, um jovem casal de empreendedores, estão de endereço novo após uma reforma de 3 meses no apartamento de 83 metros quadrados na famosa Rua Turiassú, a poucas quadras do clube Palmeiras, em São Paulo.
O destaque ficou por conta da sala que, integrada com a cozinha, trouxe a sensação de liberdade, aconchego e harmonia. “Os clientes desse projeto nos pediram um lar com estilo boho chic e um apartamento que transmitisse tranquilidade e relaxamento. Fizemos uma composição com luminárias de design (Espaço Luz Design) e itens pontuais na cor preta”, dizem as responsáveis pelo projeto, Geórgia Serrano e Thalita Bullara, do Vista Arquitetura.
Amigas de infância do proprietário, elas buscaram fazer combinações do boho chic (madeira, palha natural, plantas) com elementos em preto (luminárias de design, ferragens, detalhes) para traduzir a nova fase da vida do casal.
Veja também:
Template: Diário de obra
No imóvel reformado, as paredes brancas predominam – a única cor é na sala, onde as arquitetas usaram um tom de bege da Suvinil, o Cortiça.


Na sala, luminárias de design pretas (Espaço Luz Design) contrastam com o tom de bege da Suvinil (Cortiça). Foto de antes: acervo Vista Arquitetura. Foto da sala finalizada: Julia Novoa
COZINHA P&B
Na cozinha, o piso Bianco Plus (Eliane) e o revestimento na parede Color Mind Light branco da Decortiles imprimiram leveza.
“A cozinha tem uma combinação clássica de cores que nunca sai de moda, o preto e o branco”, dizem as arquitetas, que optaram pelos produtos da Bela Metais e pela torneira Ibiza fosca. A cuba é Tramontina (Lavínia 40 litros).
“O contraste veio dos armários e paredes brancas, com pequenos detalhes em preto, tal como os puxadores de concha utilizados nas gavetas e os de bolinha para as portas. O detalhe das bordas das portas e gavetas trouxe estilo e personalidade”, contam.
Com uma proposta de sustentabilidade – piso, forro, marcenaria e box foram reaproveitados –, o projeto buscou aproveitar a iluminação natural com a integração dos ambientes. Ganhou, de quebra, espaço para acomodar convidados já que o casal é bastante sociável e adora receber.
Um detalhe que fez toda a diferença foi a porta de correr da Alcântara Vidros: em preto, seguindo a proposta de contraste, otimizou o espaço entre cozinha e lavanderia.

O ambiente ficou moderno graças às peças da Bela Metais, como a torneira preta fosca, contrastando com o piso Bianco Plus, Eliane. Foto de antes: acervo Vista Arquitetura. Foto da cozinha finalizada: Julia Novoa.

A porta de correr feita sob medida pela Alcantara Vidros fez com que o ambiente ficasse mais acessível e prático. Foto de antes: acervo Vista Arquitetura. Depois: Julia Novoa
BANHEIROS REPAGINADOS
Trocar a porta também foi uma solução no lavabo: como é muito pequeno, para melhorar a circulação, invertemos a abertura da porta (antes ela abria para dentro e agora abre para fora) permitindo aumentar o tamanho da bancada e deixá-la mais confortável e funcional. O charme ficou por conta da torneira de mesa Tube 1197 cromada, Deca. A bacia é da mesma marca (Vogue Plus).
No banheiro, seguindo a mesma ideia de um apartamento que transmitisse tranquilidade e relaxamento, a opção foi o piso Downtown HD GR, da Portinari. Já o chuveiro é Acqua Plus 1990 CSTD cromado, da Deca, enquanto a parede foi revestida com o Luminosita White Statuario da Level.

Para que o lavabo tivesse mais espaço, a solução foi trocar o sentido da porta. Com isso, foi possível incluir uma nova bacia (Deca). O charme extra foi dado pela torneira da mesma marca. Foto de antes: acervo Vista Arquitetura. Depois: Julia Novoa


