5 estádios brasileiros que estão sendo reformados
Pacaembu, São Januário, Nova Vila Belmiro...conheça a lista e entenda o que muda em cada um
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O Pacaembu ganhará um moderno prédio que terá, inclusive, hotel (Allegra Pacaembu/Divulgação)
Pacaembu – SP
O Complexo do Pacaembu foi inaugurado em 1940 e é considerado um símbolo revolucionário não só para São Paulo, mas para o país. Na época, surgiu como um dos pilares de modernidade da cidade: um local esportivo, com direito a lazer, a eventos culturais e a atividades esportivas.
Em 1994, o estádio foi tombado como patrimônio histórico. Mesmo assim, em junho de 2021, surgiu um projeto de reforma, com investimento de R$ 500 milhões. O término das obras está previsto para janeiro de 2024.
O novo Pacaembu terá um edifício multiuso, que ocupará o antigo “tobogã”. Essa estrutura vai abrigar atrações, tais como: convenções, eventos culturais, hotel e galeria de artes.
A decisão de mudar parte da estrutura do estádio foi feita com visões financeiras, já que o aluguel para esses ambientes trará um faturamento estável para os gestores, sabendo que a experiência de qualquer um que entrar no estádio será completamente diferente.
São Januário – RJ
Inaugurado em 1927, o estádio do Vasco da Gama foi reformado pela última vez em 2017, quando suas arquibancadas foram ampliadas. Em 2022, o clube se tornou uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) – tal qual uma empresa com fins lucrativos. A partir de então, surgiram conversas com o objetivo de aumentar a capacidade do estádio de 21,8 mil para 43 mil lugares, assim como de modernizar os espaços ao redor.

O estádio São Januário poderá ser reformado em breve (Foto: Divulgação)
Existe, também, um projeto para reformar o Centro de Treinamento Moacyr Barbosa. Inclusive, algumas mudanças foram realizadas recentemente: o estacionamento foi pavimentado, as paredes passaram a estampar as conquistas do clube e novas medidas de segurança foram implementadas.
Vila Belmiro – SP
A Nova Vila Belmiro deve começar a ser construída no final de 2023; a WTorre é a principal investidora da obra. O projeto, que gira em torno de R$ 300 milhões, transformará o tradicional estádio do Santos Futebol Clube em uma arena moderna, com gramado sintético e estrutura para receber jogos de futebol, shows e outros eventos. A nova capacidade do complexo esportivo será de 30 mil pessoas. O empreendimento terá, ainda, 63 lojas – como pontos de vendas.

Projeto da Nova Vila Belmiro (Foto: Luiz Volpato Arq)
Morumbi – SP
O Morumbi é um dos estádios mais tradicionais da cidade – e o quinto maior da América do Sul, com a capacidade para quase 70 mil torcedores.

Desenho de um dos possíveis projetos para a reforma do Morumbi (Foto: Divulgação/Twitter)
Existe um projeto para melhorar suas instalações. Uma das intervenções será a aproximação da arquibancada ao gramado, justamente para aumentar a capacidade de torcedores. Para isso, a pista de atletismo precisará ser removida. A iluminação será trocada e novos telões serão adicionados. Dessa forma, o local também poderá receber shows e eventos.
A ideia é que o São Paulo Futebol Clube, proprietário do estádio, viabilize a reforma a partir de iniciativas privadas.
Estádio Major Antônio Couto Pereira – PR
As conversas sobre a reforma do estádio do Coritiba Foot Ball Club já começaram, mas a obra só deve iniciar daqui a alguns anos, isso porque precisa de um planejamento financeiro mais detalhado. Mas o projeto é ambicioso: se tornar um dos estádios mais modernos do Brasil.

Depois de reformado, o Couto Pereira será um dos mais modernos do país (Foto: Pedro Ribas/SMCS)
Inspirada no estádio do Real Madrid Club de Fútbol – o famoso Santiago Bernabéu –, a nova planta da casa do clube paranaense terá um amplo espaço de lazer e gastronomia, que transformará o complexo esportivo em ponto turístico da cidade.
Bônus
Apesar de não ser um estádio reformado – muito pelo contrário –, a Arena MRV merece ser destacada neste post, pois é um complexo esportivo novinho em folha e que deve ser inaugurado em março deste ano, junto ao BH Festival.
A nova casa do Clube Atlético Mineiro será uma das arenas mais modernas da América Latina. Terá um sistema de iluminação parecido com o utilizado nos estádios europeus, apresentando projetores em LED, luzes coloridas e interativas, além de telões de alta qualidade.
Terá capacidade para quase 50 mil torcedores e estrutura com: 112 camarotes, 42 bares/lanchonetes e estacionamento para, aproximadamente, 2,3 mil vagas.
O cuidado com a sustentabilidade e com o meio ambiente sempre esteve presente no projeto da arena. Por isso, possui uma área verde preservada do lado de fora, além de 46 mil árvores pequenas plantadas.


