menu-iconPortal AECweb
AECweb logo

SOLUÇÕES EM EPS

Monopainel® favorece construção de novo andar em prédio existente

Sobre a laje de cobertura do primeiro andar foram executados 600 m² de paredes internas e externas, com sistema construtivo constituído por painéis monolíticos de EPS, solução leve suportada pelas fundações existentes

Redação AECweb/e-Construmarket

Monopainel® favorece construção de novo andar em prédio existenteMonopainel® favorece construção de novo andar em prédio existente
Produto reduz incidência de carga sobre fundações e estruturas (Foto: divulgação/ Grupo Isorecort)

Depois de construído e faltando apenas os acabamentos, um prédio localizado em Caraguatatuba, litoral paulista, ganhou mais um andar integralmente executado com painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS). De uso misto e destinado à locação, o imóvel conta com um salão comercial no térreo e outro, superior, com oito apartamentos. Agora, uma obra com igual número de unidades residenciais está em fase de conclusão sobre a laje de 600 m².

O imóvel existente foi construído, há dois anos, com sistema convencional em concreto armado e blocos cerâmicos. Para garantir menor incidência de carga sobre as fundações e estruturas, o proprietário optou pelo Monopainel®, fornecido pelo Grupo Isorecort. “Esse é um sistema construtivo já antigo no exterior, porém de uso mais recente no Brasil. Para essa obra, foi a melhor solução, por responder à exigência de baixo peso. Essa ampliação não seria viável com o emprego de qualquer sistema convencional”, diz Douglas Rodrigues Assunção, titular da D.R.A Construções, que executa a obra. A hipótese de reforço das fundações foi descartada porque o custo seria maior – o que inviabilizaria o novo pavimento.

Esse é um sistema construtivo já antigo no exterior, porém de uso mais recente no Brasil. Para essa obra, foi a melhor solução, por responder à exigência de baixo peso, Douglas Rodrigues Assunção

De acordo com o engenheiro Denilson Rodrigues, que assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra e consultor Técnico de ambas as empresas, o proprietário procurou assegurar que a fundação suportaria mais um pavimento, porém, em sistema construtivo mais leve. “A partir da laje convencional de cobertura do primeiro andar, foram executadas as paredes externas e as internas com Monopainel®. A própria laje funcionou estruturalmente de modo semelhante a um radier: nela foram inseridos os arranques e, a partir daí, o passo a passo foi similar ao da execução no solo”, diz.

A diferença, segundo Rodrigues, foi a adoção de medidas de segurança para os trabalhadores, já que obra foi erguida a 9 m do chão. Atuando em conformidade com as exigências da NR-35 – Trabalho em Altura, a equipe da D.R.A Construções utilizou EPIs e foi treinada e qualificada para a atividade, entre outros aspectos. “Também não houve a necessidade de se fazer as considerações específicas com relação à ação dos ventos (NBR-6123), pois temos menos de 20 m de altura, ou cinco pavimentos”, comenta.

Casa container
Foto: Divulgação/ Grupo Isorecort

Sistema construtivo autoportante

Diretrizes nacionais indicam o uso dos painéis monolíticos de EPS em edificações de até dois pavimentos. “No imóvel de Caraguatatuba, a condição é similar a uma construção térrea. O Monopainel® poderia, inclusive, ser empregado para se acrescentar mais um andar em um prédio de 25 pavimentos, por exemplo. A questão central é que devemos ter a avaliação segura de que o restante da estrutura está apto a receber mais um pavimento, seja pela sobrecarga de utilização, a ser definida pelo uso pretendido, seja pelo seu peso próprio”, observa Rodrigues.

A questão central é que devemos ter a avaliação segura de que o restante da estrutura está apto para receber mais um pavimento, seja pela sobrecarga de utilização, a ser definida pelo uso pretendido, seja pelo seu peso próprio, Denilson Rodrigues

No caso específico, houve cuidados extras na fixação dos painéis monolíticos na laje. Normalmente, a execução com os painéis é iniciada num canto do espaço a ser construído, e assim foi feito. Foram demarcadas na laje as projeções de todos os cômodos dos oito apartamentos a serem erguidos. “Sempre fechávamos um cômodo, com quatro paredes, de modo que, na sequência, uma delas era amarrada em outra. Esse foi um cuidado extra, prevendo a possibilidade de incidência de ventos, até mesmo por se tratar de uma obra próxima ao mar”, explica.

Para a cobertura deste novo pavimento, está sendo utilizada laje pré-fabricada treliçada com EPS. E, para complementar, será executado ainda um telhado com telhas metálicas trapezoidais termoacústicas tipo TR-40 da Thermo-Iso que, somada ao Monopainel®, garantirá o desempenho do sistema, proporcionando conforto térmico aos ambientes internos.

Casa container
Foto: Divulgação/ Grupo Isorecort

Execução simples

Douglas Assunção conhece e já utilizou o Monopainel® em obra anterior. “Empregamos o sistema construtivo em obra de ampliação de uma residência – espaço gourmet e suíte com closet –, com o objetivo de treinar a equipe”, diz, assegurando que não houve qualquer dificuldade na execução do pavimento em Caraguatatuba. 

“Hoje, a D.R.A tem essa mão de obra especializada, o que nos abre um novo horizonte no mercado da construção civil. Trabalhar com o Grupo Isorecort foi perfeito. São nossos parceiros há tempos no fornecimento de lajotas de EPS para lajes de concreto. A aquisição do Monopainel® foi feita diretamente pelo proprietário da obra. Quando chegamos para a instalação, todas as peças e acessórios já estavam no canteiro”, conclui Assunção.

Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br ou monopainel.com.br

Leia também:
Painéis monolíticos são ideais para obras novas ou reformas

Colaboração Técnica

entrevistado-alex-alves

Denilson Rodrigues – Engenheiro Civil formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua com projetos estruturais e acumula grande experiência com obras de concreto armado, elementos pré-fabricados, painéis e cortinas de contenção. É responsável pela área de engenharia e de desenvolvimento técnico do Grupo Isorecort.

entrevistado-alex-alves

Douglas Rodrigues Assunção – É projetista cadista pelo Senai Orlando Laviero Ferraiuolo e formado em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Proprietário da D.R.A Construções, onde atua no gerenciamento de obras envolvendo compatibilização de projetos, coordenação de mão de obra, fiscalização, controle da qualidade, suprimentos e controle de orçamentos. É sócio majoritário da Premold RM, empresa que atua no mercado de lajes treliçadas há mais de 30 anos, realizando dimensionamentos e produção de lajes para os mais diversos tipos de obras em todo o Brasil.