

As escadas em poliestireno expandido (EPS) evoluíram em estrutura e qualidade, resultado do desenvolvimento técnico do produto recém-lançado pelo Grupo Isorecort com a linha Monopainel®. Constituídas por módulos pré-fabricados de fácil e rápida montagem, se caracterizam pela precisão dimensional e obra limpa. “Os profissionais conseguem instalar sem dificuldade, em poucas horas. Por ser o EPS um material leve e resistente, exige uma estrutura de sustentação menor que as escadas convencionais, sem gerar resíduos como de recortes de madeira, por exemplo”, afirma o engenheiro Denilson Rodrigues, consultor Técnico da empresa.
O produto tem altura total de aproximadamente 3 m divididos em três módulos padronizados, sendo dois lances e um patamar intermediário. O encaixe desses componentes é feito pelo sistema de encaixe macho e fêmea, adequando-se a vários desenhos. Utilizando as três peças-chave, é possível realizar a instalação de dois lances sequenciais com ou sem patamar intermediário e, também, nos formatos de ‘L’ ou de ‘U’. O EPS empregado é do tipo 2 F para os lances e 4 F, com maior densidade, no patamar. “O revestimento externo é feito com argamassa armada. Nervuras internas elevam a rigidez e o suporte estrutural da escada”, explica.
As escadas com Monopainel® foram projetadas em conformidade com as normas técnicas do produto. As escadas têm larguras de 0,80 m, 1,20 m ou de 1,50m, com degraus de 18 x 28 cm. “Essas medidas e os desenhos possíveis cobrem 80% dos usos em obra. Atendem com conforto as necessidades de fluxo residencial e comercial, além das exigências normativas da ABNT e do Corpo de Bombeiros”, comenta o engenheiro. Caso o pé-direito seja menor do que 3 m, a altura pode ser reduzida, em obra, com o simples corte de degraus – tarefa de fácil execução.
O produto foi concebido para ser ancorado em paredes com Monopainel® ou com qualquer outro sistema construtivo. Mas, também, pode ser instalado de maneira isolada, sem necessidade de uma parede lateral, vigas ou colunas de sustentação. “Neste caso, a escada estará ancorada no ponto de saída (piso) e de chegada (laje ou viga)”, completa.
A montagem é rápida, podendo ser realizada em meio período de trabalho. Já a execução de uma escada convencional demora cerca de uma semana, pois envolve a montagem das fôrmas de madeira, armação e concretagem, além de exigir mão de obra especializada – carpinteiro, armador, pedreiro e servente. “E ainda tem o risco de não sair conforme o projetado ou, como é comum, apresentar erros nas medidas”, comenta o engenheiro. Já as escadas de Monopainel® têm garantia de dimensões e, portanto, execução perfeita. Basta montar na obra e revestir.
“Quando uma pessoa planeja o seu imóvel, ela busca por soluções que atendam às suas necessidades e desejos de forma rápida e eficiente, garantindo economia na construção. As soluções em Monopainel® em EPS são um terço mais rápidas de se executar em comparação à alvenaria convencional”, comenta Rodrigo Rezende, gerente Administrativo do Grupo Isorecort.
Leia também:
Galpão industrial é fechado com mix de pré-moldado e Monopainel®
Escadas monolíticas podem usar preenchimento de EPS
Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br.
Denilson Rodrigues – Engenheiro Civil formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua com projetos estruturais e acumula grande experiência com obras de concreto armado, elementos pré-fabricados, painéis e cortinas de contenção, além de estudos na área de desenvolvimento de novos sistemas, com ênfase em termoisolantes (principalmente Poliestireno/EPS e Poliuretano/PUR/PIR). É responsável pela área de engenharia e de desenvolvimento técnico do Grupo Isorecort.
Rodrigo Rezende – É advogado com bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC). É integrante do Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), também participa como membro da Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim). Atualmente é Gerente Administrativo do Grupo Isorecort.