

Nos ambientes internos e nas fachadas de seus projetos, a arquiteta Patrícia Azoni, titular do escritório Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design, de Curitiba, substituiu as sancas e molduras de gesso pelas peças em poliestireno expandido (EPS). “Além de trazer um resultado estético interessante, elas entram como uma solução de acabamento para a junção teto/parede”, diz, lembrando que as peças podem, também, funcionar como suporte para iluminação indireta linear.
Leia também:
Conheça o passo a passo para instalação das molduras ISODecor
Molduras em EPS (E-book): Saiba Tudo Sobre a Solução
Uma das vantagens das sancas em EPS é que podem ser utilizadas tanto em ambientes externos, emoldurando portas e janelas e adornando fachadas, quanto em internos, úmidos ou não. Essa versatilidade se deve à sua baixa absorção de água. “Ou seja, o material não se deteriora com a presença de umidade, como acontece com as sancas de gesso”, observa.
Além disso, o poliestireno expandido é imune a fungos e bactérias, o que colabora para que se mantenha íntegro em cozinhas e banheiros. “Esta é uma das suas melhores qualificações técnicas. Inclusive suportam altas temperaturas e são classificados como dificilmente inflamáveis”, comenta.
As sancas em EPS garantem uma obra limpa e seca. Sua instalação é rápida, sem poeira e resíduos, podendo ser feita, inclusive, sobre paredes finalizadas com revestimento ou pintura. “São leves, resistentes e não trincam”, ressalta. Em reformas, o material pode ser substituído parcialmente, em trechos eventualmente danificados, ou na totalidade do perímetro. Apesar de não mancharem ou sofrerem ataques de fungos, a única ação de manutenção é a sua repintura. “Assim como as paredes, o acabamento do EPS com tinta à base de água vai necessitar, com o tempo, de uma renovação”, afirma.

A flexibilidade do material permite ao arquiteto criar peças com desenhos personalizados, que se adaptam, inclusive, a paredes arredondadas. Alguns projetos pedem acabamentos criados exclusivamente para os ambientes, com desenhos, curvas, retas, fendas e desníveis. No caso dos dois materiais, tudo isso é possível, mas com sancas de gesso não há custos adicionais. “Apesar de existirem inúmeros modelos de sancas de EPS, a personalização e a exclusividade podem agregar custo extra”, observa, acrescentando que o preço das peças de EPS para modelos disponíveis em catálogo é menor do que as de gesso, e podem ser compradas por metro linear.
De acordo com o profissional Eduardo Silva de Carvalho, a instalação das sancas de EPS é bastante simples. “Basta que a parede tenha recebido argamassa de reboco”, diz, contando que as peças podem ser colocadas com o uso de massa corrida. Quando forem aplicadas sobre porcelanato, forro de PVC ou se a peça for muito extensa, ele recomenda lançar mão de argamassa colante. As junções entre as peças de EPS devem ser finalizadas com massa corrida que, posteriormente, é lixada para o perfeito acabamento. A pintura das sancas é a etapa final e pode ser feita com tinta à base de água, como a PVA.
“A facilidade de instalação desse material independe do seu modelo ou desenho. É bem mais prático trabalhar com sancas de EPS, inclusive o material gera 80% menos poeira do que o gesso”, atesta Carvalho. O produto é comercializado por metro linear em barras de 1 ou 2 m, mas ele prefere as maiores para evitar emendas.
Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br

Patrícia Azoni - Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), participou por nove anos da equipe de um grande escritório de arquitetura em Curitiba. No cargo de Gerente de Projetos, atuou em diferentes áreas, desde planos diretores à residenciais, hospitalares, academias de esportes, lojas de varejo, edifícios corporativos e hotéis. Em 2007, migrou para autoria solo de projetos de arquitetura e passou a contemplar as artes visuais como um segmento de forte impacto em suas criações. Esta prática acadêmica transformou-se em ponto de partida para uma trajetória de sucesso no mundo das artes, acumulando prêmios em salões de arte no Brasil e no exterior. Seu escritório, Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design, une conhecimentos que agregam valores em suas soluções de arquitetura, arte e design.

Eduardo Silva de Carvalho – É instalador independente de sancas de EPS.