menu-iconPortal AECweb
AECweb logo

SOLUÇÕES EM EPS

Programa Isopor® Amigo avança e pode se tornar nacional

A iniciativa busca conscientizar os usuários de embalagens de EPS/XPS de que o material é 100% reciclável, desde que descartado corretamente. Em poucos meses, o programa foi premiado e tem a meta de alcançar abrangência nacional

Hosana Pedroso

Programa Isopor® Amigo avança e pode se tornar nacionalPrograma Isopor® Amigo avança e pode se tornar nacional
O projeto piloto foi implantado em outubro de 2020, no parque empresarial Perini Business Park, em Joinville (Foto: Divulgação/Programa Isopor® Amigo)

Destinado à coleta e reciclagem de embalagens de EPS/XPS, o projeto “Isopor® Amigo” acaba de ganhar status de programa, com a ambição de alcance nacional. “O principal objetivo do projeto piloto foi a mudança de cultura dos usuários de que o material é um plástico 100% reciclável, desde que seja descartado corretamente”, conta a engenheira ambiental Marina Zambonato Farina, diretora de Sustentabilidade da Odnum – Design e Engenharia, empresa responsável pela operacionalização, ao lado da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), gestora. Participam, também, empresas fabricantes, como o Grupo Isorecort, recicladores e o sindicato do setor de Santa Catarina (Simpesc).

O principal objetivo do projeto piloto foi a mudança de cultura dos usuários de que o material é um plástico 100% reciclável, desde que seja descartado corretamente, Marina Zambonato Farina

O projeto piloto foi implantado em outubro de 2020, no parque empresarial Perini Business Park, em Joinville (SC). Através de campanhas de conscientização e instalação de pontos de coleta de bandejas, boxes e marmitas de EPS, viu crescer a adesão dos funcionários das empresas ali sediadas. “A conformidade inicial de 25% subiu para quase 90%, em um período de cinco meses, resultado da intensificação das campanhas de comunicação, inclusive via Whatsapp e e-mail”, informa Farina, referindo-se à qualidade do material coletado, que deve estar limpo de resíduos de alimentos para ser reciclado.

Uma das premissas do projeto foi a educação ambiental, orientando sobre como higienizar as embalagens de EPS/XPS. De acordo com a engenheira, trata-se de limpeza a seco, retirando os restos de alimentos com o guardanapo de papel usado na refeição. Não é preciso lavar a embalagem, para evitar o consumo de água – recurso que deve ser preservado. “Essa higienização é necessária para que não ocorra a contaminação das demais embalagens coletadas, ocasionando mal cheiro e vetores”, comenta, informando que a coleta e reciclagem do material, no Perini, é realizada por umas das empresas apoiadoras do “Isopor® Amigo”, a Santa Luzia.

De projeto a programa

Em março, com o piloto já consolidado e impactando mais de 10 mil pessoas, o “Isopor® Amigo” evoluiu para programa, abrindo-se para além do Perini Business Park. “Hoje, está presente em outras três empresas, que nos procuraram não apenas para a reciclagem das marmitas, mas também das embalagens de EPS/XPS de diversos produtos”, relata Farina.

Para se ter uma ideia, as embalagens coletadas semanalmente no complexo empresarial pesam em torno de 10 a 15 kg. Mas, pode chegar a 140 kg quando envolve o EPS/XPS utilizado na construção civil e embalagens de outros produtos que os funcionários de empresas do Perini levam de suas casas. “Pode parecer pouco, porém, é importante lembrar que o EPS é constituído de 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima (poliestireno). Se, de um lado, é muito leve, de outro ocupa espaço para ser transportado. Estamos buscando parceiros que apontem soluções para a compactação das embalagens”, afirma.

Expansão do programa

A meta de expandir o programa nacionalmente ganhou importante ferramenta, o site www.isoporamigo.com.br, que permitirá o monitoramento das empresas geradoras de EPS/XPS reciclável e das transformadoras que poderão receber e transformar o material em novo produto. O site, de fácil navegabilidade, explica o passo a passo da coleta e reciclagem e convida os atores da cadeia para participar do programa, fechando o ciclo que abrange coleta, transporte e transformação do material em novos produtos.

Novas empresas parceiras começam a aderir ao programa. É o caso da Organa Biotech, startup que trata os resíduos orgânicos, inclusive os guardanapos utilizados na higienização das bandejas de EPS/XPS. Ela atua nas empresas sediadas no Perini Business Park, fazendo a compostagem dos alimentos. “Fomos procurados e fechamos parceria com a gestora de resíduos Belliville, para a coleta em empresas fora do Perini; com a Coomarg, cooperativa que atende empresas em Joinville; e com a Cooperlínea Ambiental do Brasil para nos atender em São Paulo”, fala Farina.

Premiação

Recentemente, o programa conquistou a segunda posição no Prêmio de Sustentabilidade em Projeto, concedido no IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS) – conferência nacional com participações internacionais que reuniu, em junho, profissionais de arquitetura, engenharia, design e áreas afins.

“Estamos orgulhosos com a premiação. É um programa único, inovador, porque trabalha com dois pilares fundamentais para a promoção da economia circular. Primeiro, a mobilização do consumidor, que recebe informação sobre a importância da destinação correta das embalagens e dos produtos, de forma que estes cumpram a circularidade. Em outra frente, desmistifica o EPS (“isopor”), sempre apontado incorretamente como material não reciclável. Acredito que o “Isopor® Amigo” cumpriu o objetivo de mobilizar, informar sobre o consumo consciente”, avalia Paulo Teixeira, diretor superintendente da Abiplast.

Acredito que o Isopor® Amigo cumpriu o objetivo de mobilizar, informar sobre o consumo consciente, Paulo Teixeira

Acompanhe o programa Isopor® Amigo nas redes sociais:

https://www.youtube.com/channel/UCY899w1LUB0VZcapuv6f7PA/featured
https://www.instagram.com/isoporamigo/
https://www.facebook.com/isoporamigo

Leia também:

Conheça os três métodos de reciclagem do EPS
EPS não prejudica o ambiente e tornas as edificações mais sustentáveis

Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br.

Colaboração Técnica

Marina Farina

Marina Farina – Engenheira Ambiental pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE, 2010), especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG, 2018). Atuou como Engenheira Ambiental na C.A.Z. Construções Ltda. (2012 – 2016), desenvolvendo atividades de análise, mediação e recuperação de impactos ambientais em obras de Linhas de Transmissão de Energia. Participou da Elaboração do PPRA – Programa e Prevenção de Riscos Ambientais e Auditoria do Ibama na função de auditada. É co-fundadora da ODNUM Design & Engenharia e da Startup ONAMUH Ser Humano e Formação de Equipes.