

A engenharia civil da China surpreendeu o mundo ao construir o hospital emergencial de grande porte Huoshenshan em apenas dez dias, para tratar pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus (Covid-19). A obra iniciada em 23 de janeiro disponibilizou mil leitos, que foram ocupados a partir de 03 de fevereiro. O sistema construtivo industrializado foi determinante para a construção emergencial em tempo recorde.
“O hospital construído na cidade de Wuhan, epicentro do surto, ocupa uma área de 25 mil m². Foram usados 1.630 módulos habitacionais metálicos revestidos com poliestireno expandido (EPS)”, informa o engenheiro Paulo Vitor, mestre em Engenharia de Estruturas. Esforço similar foi empregado para a construção do hospital Leishenshan, próximo ao Huoshenshan, com 1600 leitos.
De acordo com o engenheiro, a escolha do sistema construtivo tem forte influência na velocidade de execução de um empreendimento, mas não é a única variável responsável pela rapidez da obra. O dimensionamento das equipes de trabalho também é essencial. No caso do hospital, 4 mil operários trabalharam em três turnos, 24 horas/dia, com o auxílio de máquinas e equipamentos, como guindastes e tratores. “Portanto, a somatória de sistema construtivo pré-fabricado e mão de obra produtiva é o segredo da rapidez dessa obra”, destaca. Durante a construção, a TV estatal chinesa transmitiu ao vivo todas as etapas da execução.
Os chineses escolheram os módulos metálicos habitacionais, análogos aos containers utilizados para transporte de cargas, construídos com chapas de aço zincadas (pré-pintadas) com paredes revestidas com placas de EPS. “No Brasil, os fabricantes costumam chamar esse tipo de unidade básica do sistema pré-fabricado de Módulo Metálico Habitacional Termoacústico”, diz Vitor.

O objetivo do uso do poliestireno expandido foi agregar isolamento térmico e acústico aos ambientes do hospital. “O EPS é constituído por 98% ar e apenas 2% de matéria-prima. A presença das bolhas de ar no material dificulta tanto a propagação do calor por condução, quanto a propagação do som. Por este motivo, o EPS é considerado um material com grande potencial para isolamento térmico e acústico”, ressalta. Por se tratar de um hospital, era preciso garantir o máximo conforto térmico possível, afinal a região de Wuhan tem inverno muito frio com chuva e neve.
A experiência chinesa deixa uma lição: “A industrialização da construção civil, através da utilização de sistemas construtivos pré-fabricados, viabiliza grandes empreendimentos em prazos impossíveis de serem alcançados pelos sistemas construtivos tradicionais, como os utilizados no Brasil”, conclui.
Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br.
Leia também:
EPS é usado na construção de plataformas ferroviárias na Inglaterra
EPS é usado para modelagem de carros da Fórmula SAE
Paulo Vitor – Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014), onde foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPESB, e mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (2016). Foi diretor do escritório técnico Paulo Vitor Projetos Estruturais com mais de 10.000 m² de projetos estruturais sob sua responsabilidade técnica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos estruturais, análise estrutural de edifícios, análise estrutural e geotécnica de fundações, interação solo-estrutura e aplicação de redes neurais artificiais.