Alfredo Harp Helú, uma das arenas esportivas mais modernas da América Latina, conta com diferentes soluções fornecidas pela Grundfos

Localizado na Cidade do México, o Estádio Alfredo Harp Helú foi inaugurado em 2019 e recebe os jogos do time de beisebol Diablos Rojos del México. Considerado uma das arenas esportivas mais modernas da América Latina, o projeto é assinado pelo escritório de arquitetura ADG e se destaca por elementos inspirados na cultura pré-hispânica que evocam o aspecto de pirâmides. Tudo pensado de maneira funcional, possibilitando à torcida vibrar com o máximo de conforto.
Já classificado como grande ícone na paisagem urbana da capital mexicana, o empreendimento também se sobressai pelos conceitos de sustentabilidades adotados em sua concepção. Desde o início, dois objetivos estratégicos foram definidos: a implantação de sistema de pressurização autônomo, capaz de operar sem supervisão e com funções de monitoramento em tempo real; e a plena garantia de fornecimento contínuo, eficiente e confiável de água para todo o recinto. Os equipamentos utilizados deveriam, ainda, proporcionar um consumo consciente de energia.
Com escopo definido, os responsáveis pelo projeto selecionaram a Grundfos para fornecer as soluções de bombeamento no estádio (por meio do parceiro Proyectos Fares). A empresa veio para substituir outra companhia que havia sido previamente escolhida, troca essa que ocorreu devido ao alto desempenho, confiabilidade e tecnologia avançada características dos produtos que integram o catálogo da Grundfos — fatores indispensáveis em aplicações de alta demanda.
Para atender às necessidades hidrossanitárias do estádio, a solução instalada conta com:
• 15 estações de bombeamento equipadas com bombas submersíveis em configurações duplex, triplex e quadrúplex, além de peças reservas que garantem operação contínua;
• Três sistemas de pressurização Grundfos Hydro MPC, sendo um para água potável, um para água tratada e um para irrigação. Todos montados sobre skid com painel, bombas e tanque de expansão integrados (design que facilitou a instalação e reduziu os custos).
O núcleo do sistema é o controlador inteligente CU 352, que permite monitorar em tempo real a pressão, o fluxo, o estado de cada bomba e a necessidade de intervenção. Por conta dos seus algoritmos de controle, que gerenciam a operação de acordo com a demanda e a eficiência, é possível alcançar uma redução no consumo energético de até 20%. E mais: a tecnologia mitiga a carga operacional das equipes de manutenção e otimiza o desempenho de toda a instalação.

Com o Estádio Alfredo Harp Helú em plena operação, os sistemas da Grundfos demonstraram ser uma solução bastante robusta, eficiente e sustentável, oferecendo benefícios-chave como:
• Redução no consumo energético graças ao controle com variadores de velocidade que otimizam a operação das bombas;
• Menor pegada de carbono ao diminuir significativamente as emissões de CO₂;
• Manutenção mínima, com alertas inteligentes para substituição oportuna de componentes (evitando interrupções);
• Instalação rápida e simples graças ao design integrado do equipamento que facilita a montagem e abrevia o tempo de inicialização;
• Operação continua, mesmo em caso de falhas, graças às bombas de reserva.
Os equipamentos da Grundfos ainda contribuem para a obtenção de pontos para certificação ambiental LEED. Estando, assim, alinhados com os objetivos de sustentabilidade do estádio e reforçando o seu compromisso com a eficiência energética e a redução do impacto ambiental.
“A facilidade de instalação e o controle inteligente foram essenciais para o sucesso do projeto. A Grundfos nos ajudou a atingir os mais altos padrões de qualidade e eficiência em uma obra classificada de classe mundial”, ressalta Erika Farfán, diretora de Projetos da Proyectos Fares.

Grundfos Hydro MPC mantém a pressão ideal do sistema hidráulico e pode ser utilizado tanto em empreendimentos comerciais quanto residenciais. Fabricado em aço inoxidável, o produto é de fácil instalação e possui funções que facilitam o atendimento aos requisitos do selo LEED.
Já o controlador inteligente CU 352 é um sistema avançado e eficiente em termos energéticos para a pressurização de água potável. Disponível com duas a seis bombas ligadas em paralelo.
As 15 estações de bombeamento do estádio são equipadas com SL1 e SEG, soluções projetadas para bombeamento de grandes volumes de líquidos que contenham sólidos, fibras e resíduos. Podem operar de forma contínua ou intermitente. A versão SL1 utiliza o impulsor S-tube, ideal para alta eficiência hidráulica e passagem de sólidos sem obstrução, enquanto a SLV emprega o impulsor SuperVortex, sendo ideal para líquidos com alto teor de sólidos ou com fibras longas.
Projeto: Estádio Alfredo Harp Helú
Local: Cidade do México, México
Fornecedor: Grundfos
Produtos: Grundfos Hydro MPC | CU 352 | SL1 | SEG


